Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioDestaqueAutoridades se reúnem para discutir a IG da Erva-Mate

Autoridades se reúnem para discutir a IG da Erva-Mate

Por Fabiana Borelli/Rosemary Piccinini

Na tarde de quarta-feira, 15 de junho, em Ilópolis, foi realizada uma reunião com representantes de municípios ligados diretamente a erva-mate no Alto Vale do Taquari, AA Erva-Mate, Ibramate e Emater para tratar sobre o andamento da Indicação Geográfica (IG) da Erva-Mate.

A reunião teve como pauta principal informar sobre o processo de pesquisa que está sendo realizado pelo professor Dilson Bisognin, da Universidade de Santa Maria, sobre a caracterização dos fatores naturais da erva-mate da região, um dos pilares da construção da Indicação Geográfica na modalidade Denominação de Origem.

- Advertisement -

A caracterização da erva-mate da região é fator fundamental para delimitar a área de abrangência da IG e também será através dela que poderá ser comprovada a identidade única da erva-mate da região. A coordenação dessa parte ficou a cargo de Ariana Maia, colaboradora no processo de desenvolvimento da IG.

Durante a reunião foi feito um apanhando sobre a importância da IG para a região, visto que ela age como uma ferramenta coletiva de valorização de produtos tradicionais de determinada região e tem como função principal agregar valor ao produto e proteger a região produtora. Também foram apresentados alguns dados com relação ao número de IGs no Brasil e no mundo, para entendermos a evolução desse registro, que atribui reputação, valor intrínseco e além de distinguir um produto em relação aos seus similares.

Além disso, foram esclarecidas dúvidas e as ações que seguem, visto que já está sendo realizado trabalho de detalhamento minucioso que envolve conhecimento de solo, agrometeorologia e outros fatores naturais.

O secretário da Agricultura de Ilópolis Jurandir José Marques destacou a importância da AA Erva-Mate em toda a execução do processo da IG. “A AA Erva-Mate tem um papel fundamental nesse processo, pois é a entidade que irá conduzir com apoio das demais entidades, todo o processo da Indicação Geográfica para o Alto Taquari”.

Marques e o prefeito Edmar Pedro Rovadoschi, salientaram a importância de os municípios trabalharem em conjunto. “A IG será benéfica para todos os municípios do Alto Vale do Taquari, o nosso produto será valorizado, mas para isso precisamos nos unir e trabalharmos todos na mesma linha”.

Na mesma linha o presidente da AA Erva-Mate, Clovis Roberto Roman falou das vantagens da IG. “A IG é fundamental para o desenvolvimento do território e para a qualificação da cadeia produtiva da erva-mate. Com isso nosso produto será valorizado e terá mais valor agregado, com a IG só temos a ganhar”.

O encontro deveria ter sido realizado no município de Arvorezinha, mas devido ao falecimento do vereador Beto Ghelen foi transferido para Ilópolis. Porém o secretário de Agricultura Eleandro Guarda esteve presente e reafirmou o apoio do município a IG. “Arvorezinha é parceira nesse projeto, a erva-mate é um dos nossos principais produtos, e entendemos que essa valorização que a IG irá proporcionar é muito importante para nossos produtores e ervateiros”.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.