Além da longa união matrimonial casal divide mesma data de nascimento
Por Manoela Alves
Celebrar bodas de safira não é uma tarefa fácil, pois 65 anos de matrimônio é um marco histórico na vida de um casal. Mas não é apenas essa singularidade que marca o casal Pierina e José Domingos Francisco dos Santos, de Anta Gorda, eles também nasceram no mesmo dia, em 9 de setembro de 1935, com apenas uma hora de diferença.
Eles casaram-se em 29 de janeiro de 1958, na Paróquia São Carlos, após um período de namoro e noivado de quase cinco anos. Após o casamento foram morar no interior, mudando-se para a cidade de Anta Gorda, 20 anos depois.
Quando se pergunta ao casal qual o segredo da longevidade do casamento, ambos respondem que é gratidão e fé em Deus. “Nós precisamos ser gratos, apesar das doenças e da fraqueza que vem com a idade, é preciso agradecer e ter fé em Deus para vencer os desafios”, fala a esposa.
Os dois ainda gostam de sair para jogar canastra com os amigos. “É divertido, a gente sai, joga, se distrai, conversa com os amigos e as vezes ainda ganha um dinheirinho”, brinca “seu” José.
Uma longa e difícil jornada
Aos 65 anos juntos, nove filhos, sendo oito ainda vivos, 14 netos e nove bisnetos, são tantas as histórias que divide o casal que impressiona a todos que ouvem.
Ele, natural de Guaporé, com apenas seis anos mudou-se para Anta Gorda ajudar um tio. “Naquela época era normal, eu vim para cuidar de um primo mais novo e ajudar a trabalhar na roça. E depois foi outro tio que precisou e até meus 17 anos eu vivi assim, ajudando a cuidar da família”, conta o patriarca.
Ela, natural de Anta Gorda, também saiu pequena do local para ir morar com uma tia em Doutor Ricardo. “Eu fazia companhia para uma tia mais velha, que era acamada, e por nove anos morei fora daqui. Com 14 anos que consegui voltar para a casa da minha mãe”, conta.
Após o casamento moraram no interior, trabalharam na agricultura e depois mudaram-se para a cidade, onde ele tinha o ofício de açougueiro. Como contam, não foi fácil, mas valeu a pena.
No último sábado, o Grupo do Cursilho de Anta Gorda realizou a missa dos casais jubilares e eles que detém o matrimonio mais longo no município.
“A festa estava muito boa, infelizmente nem todos da família puderam vir, mas foi muito bonito e muito emocionante”, relata “dona” Pierina.
Hoje os dias são mais tranquilos, com caminhadas, cuidados e brincadeiras com a bisneta Alice, de quase um ano. Uma vida longa, feliz e grata de união e colaboração.