Grupo busca manter viva a tradição gaúcha com suas cavalgadas
Por Manoela Alves
Inicia-se setembro, o mês mais gaúcho do ano, onde toda a cultura e tradicionalismo estão evidenciados. No município de Doutor Ricardo não é diferente, com o grupo de cavaleiros, que através de suas cavalgadas, busca manter viva a chama da tradição de geração em geração.
Um dos coordenadores do grupo, Rodrigo Carboni, natural de Anta Gorda, conta um pouco da história destes amigos cavaleiros. “Faz quase dez anos que iniciamos este grupo, são homens, mulheres e crianças apaixonados pelo tradicionalismo e que encontraram nessas cavalgadas uma forma de cultivar o tradicionalismo e passar para as próximas gerações os costumes gaúchos”.
Rodrigo traz de berço seu amor pelo cavalo e laço. “Eu faço parte da campeira do CTG Lança Crioula, como laçador, e para mim, o tradicionalismo veio de casa, aprendendo com o meu pai e durante toda a vida o campeirismo esteve presente. É como educo meus filhos, pois acredito que dentro do CTG, nossas crianças estão expostas a melhores exemplos, onde há aprendizado e respeito”.
O grupo se destaca por fazer longas cavalgadas, e também por participar de festas nas comunidades de interior.
Desfile é neste sábado
Neste sábado, 07, a partir das 14h, os cavaleiros participarão do desfile cívico no município, cujo tema deste ano é “Juntos pela Reconstrução”.
“Todos os anos nós participamos deste desfile, é uma forma de honrar tudo aquilo que acreditamos e sentimos”, continua Carboni.
Homenagem a Nicolas Giacobbo
Um dos membros do grupo, Nicolas Giacobbo, de apenas 17 anos, faleceu tragicamente no dia 31 de julho deste ano. Apaixonado pelo tradicionalismo e membro ativo do grupo de cavaleiros, eles decidiram prestar sua homenagem a ele e sua família.
“O Nicolas era um menino de ouro, ele e a irmã, sempre acompanharam o grupo, são jovens exemplares, por isso decidimos honrá-lo neste desfile, todos nós iremos desfilar com um lenço preto, em sinal de luto, e seu cavalo será selado e não será montado. É a nossa singela homenagem a um rapaz tão jovem e a esta família tão boa”, conta.
Trabalho com as crianças
O grupo de Doutor Ricardo também busca ser exemplo para as futuras gerações, levando um pouco do que é o tradicionalismo para os pequenos. “Eu já estive na escola municipal, levei meu cavalo para que as crianças tenham este contato com o tradicionalismo, pois não é apenas o animal, mas sim o respeito, os apetrechos, o laço, a vestimenta. É ensinar aos jovens nossos costumes, como cevar um mate e fazer um churrasco, ensinar o respeito aos mais velhos, a dança gaúcha, enfim, tudo aquilo que torna a nossa cultura tão rica e valiosa”, finaliza.