Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioDestaqueCelebração de Corpus Christi terá missa e procissões na região

Celebração de Corpus Christi terá missa e procissões na região

Por Oneide M. Duarte

Na próxima quinta-feira, 16 de junho, será feriado de Corpus Christi, mas o que significa a data para os cristãos? Para o padre Felipe Bernardon, pároco da Paróquia São João Batista de Arvorezinha, a data significa “o dia do Corpo de Cristo”. O padre lembra que a data é uma festa religiosa da Igreja Católica e que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

Ele explica que a festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa, ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa ,quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

- Advertisement -

“É nesse dia que temos a manifestação pública da fé, pois essa é a única data onde caminhamos com o santíssimo pelas ruas da cidade”, explica o padre.

Padre Felipe também explica a importância da procissão pelos tapetes. “É também nesse dia que são confeccionados os tapetes pelas ruas da cidade, representando a união das famílias e a dignidade para Deus, onde várias mãos servem ao senhor para a confecção das artes”, explica.

 

Programações na região

Em Arvorezinha haverá confecção dos tapetas, saindo do Salão Paroquial seguindo até a escadaria da Igreja Matriz.

Haverá missa no Salão Paroquial às 14h30min, com procissão logo após, seguindo até a escadaria da Igreja Matriz, onde será dada a benção aos fiéis.

Nesse dia acontece também a Campanha do Quilo, onde uma caixa será colocada durante a missa para a arrecadação de alimentos não perecíveis que serão repassados para o Hospital local.

Na comunidade Itapuca, Anta Gorda, haverá missa às 9h, e em Ilópolis às 15h.

Em Camargo, a programação inicia com a confecção dos tapetes em volta da praça. Os tapetes serão criados e montados pelas pastorais e movimentos,  além de empresas que aderiram ao convite. Às 15h haverá missa na matriz, e na sequência procissão com o Santíssimo Sacramento em volta da praça. No retorno haverá benção do Santíssimo Sacramento em frente à igreja

Já em Fontoura Xavier, a missa será às 14h30min na matriz, tendo logo após procissão em torno da Praça como de costume, e, após bênção com o Santíssimo Sacramento aos fiéis.

Em Nova Alvorada a confecção dos tapetes terá inicio às 7h30min, com celebração da missa às 15h.

Em Putinga a missa será celebrada na igreja matriz às 14h, tendo logo após procissão pelas ruas da cidade.

Em Anta Gorda haverá os tradicionais tapetes em frente à igreja e capitéis, com celebração da missa às 9h, sendo realizada a procissão logo após.

Em Itapuca, a programação será definida nesta sexta-feira.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.