Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioMunicípiosAnta GordaCom ingressos esgotados, Festa da Moranga é um sucesso

Com ingressos esgotados, Festa da Moranga é um sucesso

Evento ocorre no dia 7 de maio, no salão comunitário de Linha Tunas

Por Carine Pompermaier  

Estão a todo vapor os preparativos para a 17ª edição da Festa da Moranga, que ocorre tradicionalmente no primeiro sábado de maio de cada ano. Em 2022 o evento está sendo retomado após dois anos de pausa em razão da pandemia.

- Advertisement -

 

O evento

Com início às 20h30min do dia 7, a Festa da Moranga será realizada no salão comunitário de Linha Tunas e deve atrair grande público. No cardápio os pratos à base de moranga cabotiá prometem agradar os olhos e os paladares. “Teremos tortei, moranga caramelizada, pastel de moranga, pão de moranga, e moranga recheada. Além disso também teremos carnes de res e frango, e saladas diversas”, conta a integrante da atual diretoria, Isabel De Bona Paniz.

De acordo com ela, o evento conta com o apoio do Clube de Mães, Grupo de Jovens, e toda a comunidade que é formada por cerca de 50 famílias. “Estarão trabalhando na noite 180 pessoas. É um evento que dá bastante trabalho, mas vale a pena, pois as pessoas gostam e quem vem uma vez geralmente volta. Isso faz uma grande diferença para nós”, ressalta ao revelar que os pratos começam a ser produzidos uma semana antes da festa, principalmente os torteis.

Após o jantar, haverá animação com a banda Os Manuais e DJ. A entrada somente para o baile será de R$ 20. Haverá venda de bebidas no local.

 

O início

O outro integrante da diretoria, Sérgio Bernardon, recorda como o evento se originou. “Na época, há 19 anos, as condições eram poucas, então chegou um empresário aqui e nos forneceu as sementes para plantarmos as morangas. Não tivemos mercado para venda e como na época a moranga estava numa safra muito boa, então pensamos em fazer uma festa da moranga, apenas para a comunidade, para haver consumo”, lembra.

“Nós nem colocamos fichas à venda, pois éramos uma comunidade muito carente, mas vimos que nos últimos dias a coisa começou a funcionar e começamos a nos prevenir com mais comida. Porém, não tínhamos dinheiro para contratar uma banda e quem animou a festa foi o atual prefeito, Francisco Frighetto, com um som que ele tinha na época”, conta ao ressaltar que a comunidade precisou do apoio da Emater/RS-Ascar. “Nos ajudou e muito, na organização e para definir quais os pratos poderiam ser preparados, pois lançamos a ideia da festa, mas não sabíamos muita coisa”, disse.

E com a produção de morangas da própria comunidade, sempre foi possível realizar as festas. “São morangas das nossas plantações. Sempre renderam bem. Nesse ano, porém, em razão da estiagem, a safra foi menor, mas vamos ir atrás para conseguir suprir a demanda”, enfatiza Bernardon, que integrou também a primeira diretoria da Festa da Moranga. “A diretoria era formada por mim, pelo Cladismar Girelli, o Amélio Tomazeli e pelo Leocir Girelli”, recorda.

 

Ingressos esgotados

Os ingressos para o jantar neste ano, após postos para venda, esgotaram em uma semana, o que surpreendeu os organizadores. “De um tempo para cá começamos a colocar fichas antecipadas para venda, para melhor organização. Neste ano, em uma semana, foram todas esgotadas. Antigamente a venda forte era na sexta-feira à tarde e no sábado de manhã, antes da festa. Agora fomos surpreendidos pela velocidade nas vendas, é algo inédito. Sentimos em ter que dizer não para quem não conseguiu comprar sua ficha, mas precisamos limitar para poder bem servir a todos”, explica Bernardon. No total, foram comercializadas mais de 1 mil fichas.

 

Ele conclui agradecendo o envolvimento de toda a comunidade no evento. “As famílias deixam de seus trabalhos para atuarem em prol da comunidade. Elas se dispõem e não medem esforços. A nossa comunidade está muito unida e em nome da diretoria, que se sente muito fortalecida por isso, agradecemos imensamente, pois sozinhos não fizemos nada”, enfatizou.

Pão de moranga

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.