Os candidatos que concorrem a prefeito e vice pelo MDB de Ilópolis, Fernando Dapont e Roni Spézia, avaliam que, tanto o civismo, quanto o patriotismo são importantes, porque juntos contribuem para a estabilidade, progresso e bem-estar da nação.
“Ambos envolvem o sentimento de pertencimento. Se somos parte, logo, valorizamos, cuidamos e protegemos. Manter um equilíbrio saudável entre patriotismo e civismo, pode ajudar a promover uma sociedade coesa, justa e próspera”, destaca Dapont. “Enquanto o patriotismo é frequentemente associado ao amor e ao orgulho pelo país enquanto comunidade, o civismo refere-se mais diretamente às ações e responsabilidades que sustentam a sociedade”, acrescenta.
Spézia, explana a respeito de ações para que os jovens permaneçam em seus municípios de origem. “O estímulo à permanência dos jovens no município passa por iniciativas como a de oportunizar programas e projetos de empreendedorismo, de desenvolvimento de lideranças, de aproximação do jovem a práticas que despertem seu interesse”, disse.
“Incentivar a nova geração a permanecer no município e no mercado de trabalho exige esforços conjuntos do governo e de outras organizações civis para adotar estratégias que estimulem o jovem a desenvolver suas habilidades e encontrar oportunidades que potencializem a construção de suas carreiras contribuindo para o desenvolvimento do município”, acrescentou.