Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioMunicípiosArvorezinhaEmater-RS/Ascar lança projeto piloto com escolas

Emater-RS/Ascar lança projeto piloto com escolas

Objetivo é envolver alunos e professores na troca de conhecimento entre o meio rural e suas potencialidades

A Extencionista Social da Emater/RS-Ascar, Rafaela Czermaneski, explica que o projeto surgiu através de conversas da Emater em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado, juntamente  com as Secretarias Municipais de Educação, Cultura e turismo com o objetivo de valorizar, fortalecer e apresentar às diversas oportunidades do meio rural, lincando a gestão ambiental, o turismo rural e as potencialidades econômicas das propriedades com uma das principais atividades econômicas de Arvorezinha, a cultura da erva-mate. “Essa seria uma forma de estimular a permanência dos jovens na propriedade, incentivando e fortalecendo investimentos na área agrícola, bem como a sucessão familiar”, argumenta.

Rafaela explica que hoje a cultura da erva – mate no município está presente em aproximadamente 70% das propriedades e vem se apresentando como, muito além de um produto, uma experiência e uma oportunidade de negócio.

- Advertisement -

“Arvorezinha está na Rota da Erva – Mate, neste sentido, o setor turístico tem investido neste tema e está, aos poucos, fortalecendo esta cadeia e buscando formas de trabalhar as propriedades envolvidas nesta esfera”, acrescenta.

Para a extencionista, será um momento de muito aprendizado e interação no meio rural. Ela explica como se dará o projeto. “O projeto tem a duração de um turno onde será realizada uma visita de 40 minutos à propriedade Viveiro Cima, onde os alunos poderão conhecer o processo de fabricação da muda da erva- mate, desde a escolha da semente até estar pronta para a comercialização, uma visita de 1 hora à propriedade Querência Fadani Canton para conhecer o erval da família que recebeu o Certificado Florestal da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA). Ainda nesta propriedade será possível conhecer o processo artesanal de fabricação da erva mate, desde o sapeco, até a moagem no pilão e no soque. Após será confeccionado chimarrão pela família com esta erva. Uma visita de 30 minutos à Ervateira Nutrimate, onde os alunos poderão observar o processo industrial da fabricação da erva mate, dentro das limitações da empresa”, observa Rafaela.

Por se tratar de um projeto piloto, inicialmente esta atividade será realizada com os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Lidia Fornari Grando da Linha Gramado, com os alunos do 1º ao 5º ano na próxima terça-feira, 14 de junho, no turno da manha. Posteriormente será trabalhado com as outras escolas municipais, separadas por turmas e faixa etária.

 

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.