Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioDestaqueEscola de Gaiteiros está em processo de implantação

Escola de Gaiteiros está em processo de implantação

Por Fabiana Borelli

A Secretaria de Turismo, Cultura e Desporto de Ilópolis, está trabalhando no projeto da Escola de Gaiteiros, desenvolvido pela Fábrica de Gaiteiros, do Instituto Renato Borguetti.

O primeiro passo foi a visita à Fábrica de Gaiteiros, mas de acordo com o secretário Francisco Paulo Rodrigues Mestre, o Xyco, ainda há um longo caminho até o início das atividades da Escola de Gaiteiros. “Estamos no processo de tratativas, a primeira etapa era a visita. Agora estamos na fase de elaboração do termo de comodato que vamos assinar. Em seguida vamos receber uma visita da equipe da Fábrica de Gaiteiros, precisamos ter um local multicultural, que eles vão analisar e ver se serve ou não”.

- Advertisement -

Ele afirma: “Nessa visita também já devemos ter os professores definidos, eles serão sabatinados e irão conhecer o processo, a metodologia, tudo o que tem que seguir para fazer parte do projeto, pois o que teremos é uma franquia, e ela tem um padrão que tem que ser seguido”.

 

A escola

Xyco salienta que para esse ano dificilmente a escola esteja apta a iniciar as atividades. “Acredito que será para o ano que vem, pois ainda estamos no início do processo. Após a assinatura do contrato e das visitas eles vão fabricar um kit com as gaitas para trazer para Ilópolis”.

Ele fala também sobre a participação de Borguetinho no projeto. “Na entrega do kit, que marcará o início das atividades da Escola de Gaiteiros, teremos um show com o Borguetinho, que é o idealizador do projeto, por meio do Instituto Renato Borghetti. Além disso, ele participa do projeto e em algum momento ele vem visitar e ver o andamento do projeto”.

O secretário afirma que o projeto poderá descobrir novos talentos de Ilópolis. “O Município entra com o pessoal, com o local e um valor de franquia entre R$ 20 e R$ 25 mil ao ano. Aqui no município temos muitos gaiteiros e gaiteiras de todas as idades, e com esse projeto podemos despertar o gosto pela música e descobrir novos talentos”.

Fábrica de Gaiteiros

A Fábrica de Gaiteiros atua em todas as etapas do processo, desde a fabricação das gaitas até as aulas e formação completa do gaiteiro.

Todas as gaitas que compõe o kit são feitas na fábrica, inclusive peças que compõe gaita. E os alunos aprendem também sobre esse processo de fabricação, e afinação dos instrumentos.

As gaitas produzidas não são vendidas, elas são para uso exclusivo nas Escolas de Gaiteiros. A criança entra no projeto com seis anos e permanece até os 15 anos, nesse tempo ele já vai saber se quer continuar, e aí sim vai investir na compra do seu instrumento.

 

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.