Presidente da Cotrijal diz que feira coroou a trajetória de crescimento, com destaque para setor de máquinas e da agricultura familiar. Ausência do governo federal foi tema de debate entre lideranças do agro
Mesmo sem números oficiais, o balanço da Expodireto Cotrijal é mais do que positivo. A edição que marcou os 25 anos da feira encerra nesta sexta-feira, dia 14 com sentimento de feito histórico em Não-Me-Toque, no norte do RS. Principalmente pelo momento particular da agropecuária gaúcha, vivendo outro ciclo de estiagem e perdas acumuladas.
O presidente da Cotrijal e anfitrião da mostra de tecnologias para o setor, Nei Manica diz que a edição coroou a trajetória de crescimento da Expodireto ao longo dos últimos anos: “é um ano importante porque marca uma história. Quando começamos, jamais imaginamos que chegaria neste momento com tanta pujança do agronegócio no Rio Grande do Sul e no mundo. Fica o nosso agradecimento muito especial aos expositores que investem aqui e que trazem oportunidade para que todos que passam pela feira busquem conhecimento que seja aplicado ao longo do ano”, destacou.
Diferentemente de edições anteriores, este ano a organização decidiu não divulgar números finais. Mas entre os expositores, a percepção foi de bons negócios. Em 2024, foram quase R$ 8 bilhões comercializados.
Presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no RS (Simers) e da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), Cláudio Bier vê a feira como oportunidade para os produtores renovarem as suas frotas. O que tende a acontecer mesmo em meio às dificuldades, já que as máquinas mais modernas são importantes também para que se alcance maior produtividade.
“Quem pode está, sim, comprando porque sabe que vai melhorar o negócio. Fora os clientes que não tiveram seca. Eles também compram. De todo modo, saíram negócios importantes. Muitos produtores não faziam há praticamente dois anos compras por causa das dívidas, mas neste tempo as máquinas evoluíram muito e é preciso renovar”, avaliou Bier.