Essa matéria é exclusiva para assinantes.

Já sou assinante!

InícioDestaqueFruticultor de Ilópolis está produzindo mudas de pitaia

Fruticultor de Ilópolis está produzindo mudas de pitaia

O fruticultor Agostinho Paulo Spezia, está inovando na região com a plantação de pitaia. Ele tem dois mil pés a fruta na Linha Santo Antônio, interior de Ilópolis.

Spezia está investindo na cultura há mais de dois anos, e neste ano está iniciando a produção de mudas para pessoas interessadas no cultivo da pitaia. “Ela é uma árvore ornamental e também produz a fruta, então ela tem dois benefícios. A plantação da muda é feita a partir de agosto, como ela é sensível à geada é necessário esperar que o frio amenize para fazer a plantação”.

O produtor tem oito variedades em sua propriedade e conta que nem todas se adaptam ao nosso clima, sendo que as mudas são importadas de países como Israel, Equador e Estados Unidos.  “Tenho oito variedades, entre elas a hylocereus megalanthus, que é branca por dentro, a goldem que é amarela, e a Nicarágua que é vermelha. Faz dois anos que plantei, elas produzem a partir de um ano, já fiz uma colheita e tem pés estão com nove frutas para a próxima colheita”.

Trabalhar com cultivo de frutas é um sonho antigo de Spezia, que com a pitaia ele conseguiu realizar.  “A pitaia é um cacto e exige muita matéria orgânica, eu ainda estou aprendendo sobre o cultivo, a minha paixão sempre foi a fruticultura, mas ainda não tinha conseguido exercer a atividade, e hoje felizmente posso fazer”.

O produtor está disponibilizando mudas de duas variedades, que podem ser adquiridas mediante encomenda. “Para a compra das mudas os interessados podem entrar contato e agendar pelo telefone 51 – 99615- 4104, ou pelo e-mail [email protected], ou ainda pelas redes sociais. O valor de cada muda é cerca de R$ 10”.

 Folder informativo

A Emater é parceira de Spezia no seu novo empreendimento, e juntos eles pretendem produzir um folder sobre a cultura. “O Spezia está com intenção de produzir e comercializar mudas, pois a fruta é uma novidade em nossa região e muitas pessoas gostariam de produzir a fruta para o consumo próprio. Por isso, pensamos no folder com as principais informações da fruta e de como é a sua produção”, conta o técnico da Emater, Cleber Schuster.

De acordo com o Schuster, a pitaia é uma fruta exótica de alto valor, porém, localmente tem um consumo restrito. “Aqui na nossa região o consumo ainda é pequeno, mas ela tem um grande potencial de crescimento. O custo maior da pitaia é com as mudas e os tutores na implantação do pomar. Para a produção posterior os custos são relativamente menores, se comparado a outras frutíferas”.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.