Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioMunicípiosAnta GordaGrupo Pitol proporciona capacitação a produtores de noz pecan

Grupo Pitol proporciona capacitação a produtores de noz pecan

Curso foi voltado à pré-colheita e preparo da área para plantio de nogueiras

Por Carine Pompermaier

 

- Advertisement -

O Grupo Pitol realizou na sexta-feira, 8, o Curso Prático de Pré-Colheita e Preparo da Área para o Plantio de Nogueiras, o evento foi realizado em Anta Gorda na propriedade da família Pitol. O evento, promovido pelo Viveiros Pitol e Pitol Assessoria, foi 100% prático e teve o objetivo mostrar ao pecanicultor como manejar o pomar e o produto, para que, ao final, toda a cadeia produtiva seja beneficiada.

Ministraram o curso os agrônomos Victoria Pitol, Danielle Galvan e Júlio Medeiros, esclarecendo as dúvidas dos produtores e passando conhecimentos, os proprietários Luizinho, Leandro e Lenio Pitol também participaram do evento.

“Tivemos a participação de 50 pessoas, de vários municípios do Estado do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, um grupo fechado, pois o objetivo era fazer um curso onde essas pessoas viessem e tivessem a liberdade de perguntar, de tirar dúvidas e que entendesse qual é a melhor maneira de plantar, fazer o preparo da área, e principalmente a prática da pré-colheita, que é o mais importante”, disse.

“Hoje as pessoas estão falhando bastante na hora de colher o fruto, estão preocupadas em como plantar, como pulverizar, como adubar e esquecem do principal. Na hora da colheita praticamente estragam o produto ou não deixam em qualidade para a indústria recebe-lo. Até colocamos um exemplo que a agroindústria fez a industrialização de três mil quilos de nozes, sendo que 1,5 mil eram de boa qualidade e os outros 1,5 mil de qualidade muito ruim, então mostramos para os participantes qual é a diferença e a importância de vender um produto de qualidade”, frisou Pitol que vende mudas de nogueiras e compra nozes.

Os técnicos Diego Lagemann e Anderson Richter, e a engenheira agrônoma Ana Glaucia, da Cooperativa Languiru participaram do evento, a Languiru revende as mudas da Pitol, presta assessoria aos associados e compra as nozes. “Eventos como esse são importantes para troca conhecimentos e de aprendizados com pessoas que já trabalham há bastante tempo com o setor de produção de nozes. Com isso conseguimos levar informações sobre o manejo e tecnologia”, frisou Richter.

Profissionais da empresa Languiru estiveram presentes

“A Languiru tem um programa de inclusão social e produtiva no campo onde atende mais de 70 produtores, além de outros associados que também tem produção de nozes na propriedade. A cooperativa está há dois anos incentivando o plantio, acompanhando colheita, e trazendo até a Pitol para beneficiar e vender o produto pronto”, acrescentou Lagemann.

Pedido de mudas de nogueira já podem ser feitos. “Os pedidos vão até o final de maio e é importante que se faça o pedido antecipado para garantir mudas em tamanho adequado para o cultivo, nós conseguimos produzir uma quantia de mudas por ano, e essas a gente vende com tamanho ideal. Se a pessoa demorar muito para fazer o pedido, talvez não consiga uma muda de um tamanho ideal para o plantio”, explica Leando Pitol.

Os pedidos de mudas podem ser feitos pelo telefone (51) 3756 1156, além da venda de mudas a Pitol oferece assessoria para o cultivo desde o planejamento para a implantação do pomar.

 

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.