O prefeito de Putinga participou do lançamento de programas estaduais que incentivam a agricultura familiar e a produção de milho no RS.
Na manhã desta terça-feira, 10 de junho, o prefeito de Putinga, Juliano Moretto, esteve presente no Palácio Piratini, em Porto Alegre, para prestigiar o lançamento de dois importantes programas estaduais voltados à agricultura familiar: a Operação Terra Forte e o Programa Milho 100%.
A Operação Terra Forte, Programa de Recuperação Socioprodutiva, Ambiental e de Resiliência Climática da Agricultura Familiar Gaúcha, é considerada a maior iniciativa de recuperação de solos já lançada pelo Estado. Com um investimento previsto de R$ 903 milhões, o programa tem como meta beneficiar diretamente 15 mil famílias e alcançar até 100 mil unidades produtivas em todo o Rio Grande do Sul. A proposta visa fortalecer a produção agrícola por meio da recuperação do solo, promovendo sustentabilidade e resiliência frente às mudanças climáticas.
Já o Programa Milho 100% substitui o antigo Troca-Troca de Sementes de Milho e Sorgo e tem como objetivo impulsionar o cultivo desses grãos estratégicos, com foco na produção de grãos e silagem voltada à agricultura e à pecuária familiar. Para a edição 2025/2026, o governo estadual anunciou que concederá subsídio integral (100%) nas sementes oferecidas dentro do portfólio do programa, tornando o acesso mais fácil e garantindo maior incentivo à produção.
A participação do prefeito Juliano Moretto no evento reforça o compromisso da administração municipal com o fortalecimento da agricultura familiar e com o aproveitamento de políticas públicas que contribuam para o desenvolvimento sustentável do meio rural em Putinga.