Morador de Linha Xarqueada procura explicação para o ocorrido
Por Oneide M. Duarte
Entre a noite do último sábado e a manhã do domingo, dias 28 e 29 de janeiro, um ato de vandalismo chocou moradores da localidade de Linha Xarqueada, Putinga. Isso porque, nesse período de tempo, foram cortadas e estragadas, ainda na lavoura, mais de 50 melancias, prontas para o consumo.
O vandalismo ocorreu na propriedade do casal Luis Martins e Márcia Portella, que publicou as imagens nas redes sociais, o que rapidamente chamou a atenção.
Marcia conta que as frutas estão plantadas no seu terreno, porém são cuidadas pelo seu sogro, que mora próximo do local e cuida da plantação por hobby. “Lamentável o que aconteceu. Foi muito triste ver aquilo. Podia ter levado para comer, mas não estragar assim. Meu sogro que é aposentado, não planta para ganhar dinheiro com as frutas. Ele cuida com tanto carinho da plantação, inclusive distribuiu um monte para conhecidos e amigos”, afirma a nora, que relata não ter escutado nenhum tipo de movimentação estranha na noite do acontecido.
Já o agricultor aposentado, Dorvalino Portella, de 72 anos, conta que ficou chocado ao ver a cena. “Não tem explicação. É meu passatempo”, lamenta o aposentado. Ele conta que as melancias mais claras foram as mais prejudicadas. “Por sorte as melancias com duas tonalidades de verde foram menos estragadas, talvez pela camuflagem natural delas, porém as clarinhas alongadas foram bastante estragadas”, conta.
O aposentado explica que pelo fato da plantação estar localizada perto do açude, a estiagem não prejudicou tanto a colheita. “Mesmo com a estiagem, colhi bem e presenteei muitas pessoas. Quem fez, fez por maldade mesmo. Não temos inimigos, o que fizeram foi um ato de vandalismo puro”, diz ele, que aguardava, no dia da visita de nossa reportagem, a vinda da Polícia Civil até o local para o levantamento e apuração do ocorrido.