O Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva de Educação para as Relações Étnico-Raciais visa destacar e valorizar por meio de um selo de reconhecimento as Secretarias de Educação que se destacam por políticas, programas ou ações voltadas à formação de profissionais da Educação para a implementação da Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003 (modificada pela Lei 11.645, de 2008).
No Estado do Rio Grande do Sul, 77 municípios terão este destaque, incluindo o município de Ilópolis e Camargo. Este selo é referente ao trabalho da Secretaria de Educação no ano de 2024.
As secretarias selecionadas receberão 200 mil reais por iniciativa, via Plano de Ações Articuladas (PAR). Os recursos devem ser utilizados para a manutenção, fortalecimento, sistematização e disseminação das ações, conforme as regras e procedimentos da legislação específica do PAR.
Em conversa com a ex-secretária da pasta, Sandra Faion Forti, ela destaca que esse é o reconhecimento por um trabalho construído como investimento e valorização dos profissionais da Educação.
“São colheitas e reconhecimento pelos esforços dispensados, porque acima de tudo investir na Educação é investir no futuro”, declara Sandra.