Essa matéria é exclusiva para assinantes.

Já sou assinante!

InícioDestaqueLeia o Tititi da edição desta semana

Leia o Tititi da edição desta semana

Bate boca

Como tem sido triste presenciar o bate boca diário entre oposição e situação. O debate é baseado sempre na acusação, visando implantar o medo na cabeça do eleitor, buscando com isso levar seu voto. Um chama o outro de ditador, que vai implantar o comunismo, que com o governo deste possível gestor será o caos social. E passam quatro anos deste jeito. Só manobrando e fazendo conchavos. Reconhecer os verdadeiros problemas e propor soluções razoáveis é a última coisa a que se propõem. Nem mesmo com a pandemia do coronavírus as coisas mudaram. Apesar da extrema necessidade de mais higiene nos hábitos da população, pouco se evoluiu em termos de saneamento básico, de acesso a água e esgoto tratado. Muito dinheiro foi gasto, mas os problemas seguem os mesmos de sempre.

Pavimenta II

       Diante do grande interesse dos municípios gaúchos que já credenciaram mais de 75 projetos no programa do Estado, o secretário Luis Carlos Busatto estuda formas de lançar um segundo edital, visando permitir o cadastramento de mais projetos e de liberar mais recursos.

Incêndio

       O incêndio que consumiu o prédio da Secretaria de Segurança Pública do Estado é só uma demonstração do que poderá acontecer com os prédios públicos do RS se nada foi feito. O Governo exigiu das empresas a adequação a Lei Kiss, porém nunca se preocupou em cumpri-la. Prédios antigos, sem manutenção, com sistemas elétricos degradados. Não é possível sempre contar com a sorte. O patrimônio cultural e documental do Estado está em risco, vidas estão em risco. É preciso tirar a bunda da cadeira.

Sobre turismo

A região alta do Vale do Taquari tem muito a evoluir em todos os sentidos, mas Encantado, que seria cidade polo do turismo na região, nem se fala. Das opções gastronômicas, atendimento ao público, até a limpeza das ruas e propriedades particulares, há muito trabalho a se fazer, só para falar do básico. Se nada mudar, mas mudar muito, a expectativa de evolução pode ser considerada muito baixa, para não dizer nula.

Acreditando

       Alguns empresários da região alta tem demostrado que estão acreditando um pouco mais em turismo. Empresários tem se arriscado a investir em empreendimentos turísticos na região, indicando que estão acreditando no potencial local. Recentemente um grupo de empresários de Ilópolis adquiriu o Complexo das Cabanas no Lago Verde, empreendimento implantado pela família Nader, de Rio Grande, há mais de 10 anos, e que até então nunca entrou em funcionamento oficialmente. Em Arvorezinha, alguns empresários estão investindo em pontos turísticos, e na implantação de empreendimentos voltados à gastronomia, mas ainda falta muita coisa.

Tem como

Os municípios têm dinheiro, o Estado e o Governo Federal têm programas, então não é mais possível justificar que as crianças não estejam participando das aulas remotas, se for o caso, por falta de internet, celular ou tablets. Agora, também com o recuo da pandemia, espera-se que no mínimo se realize uma campanha, uma ação, orientando a todos para voltarem à escola. Que se busque fiscalizar e punir os responsáveis que têm permitido que crianças não estudem e fiquem em casa.

Pré-candidato a deputado

Em Fontoura Xavier, nos próximos dias será anunciada a criação de um novo partido. O PROS está chegando ao município já com um pré-candidato a deputado estadual, o ex-secretário da Agricultura, André Severgnini Eugênio. A convite do ex-prefeito de Porto Alegre José Fortunati, Eugênio está organizando o partido que no início deverá ter cerca de 15 filiados.

 Melhoria na Saúde

O secretário de Saúde Eduardo Vaz e o prefeito Luiz Armando Taffarel estão empenhados em melhorar o atendimento de especialidades no município. Para tanto, estão tentando junto a Secretaria de Saúde do Estado o aumento de vagas para consultas e exames, visto que o número é muito baixo. Para uma população de mais de 10 mil habitantes, o número de consulta mês para cardiologia é de apenas três.

Pioneirismo

Ilópolis mais uma vez sai na frente no quesito pioneirismo e inovação. A Emafa teve um projeto de produção de mudas de árvores nativas, flores e alimentos aprovado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Trata-se do primeiro projeto de escolas envolvendo reflorestamento aprovado pela Sema.

Novo presidente

O novo presidente da Câmara de Vereadores de Ilópolis, Mauricio Pinton, presidiu a primeira sessão na terça-feira, 13, e mostrou que está preparado para o cargo. Pinton conduziu a sessão com tranquilidade e não deixando de se manifestar quando necessário. O vereador salienta que quer manter boa relação com todos os vereadores, estando sempre a disposição de todos.

Mostrando a que veio

Enquanto alguns fazem corpo mole diante de tudo, a presidente da Câmara de Vereadores de Nova Alvorada visitou as obras feitas no município no sábado. Tendo uma rotina corrida como técnica em enfermagem e vereadora, Cidi Spada, não para um momento e mostra para que foi eleita, para trabalhar firme pelo povo de Nova Alvorada.

Primeiro semestre concluído

As novas administrações completaram os primeiros seis meses de mandato, e por mais que haja críticas e ainda muito a ser feito, é preciso reconhecer os trabalhos bem feitos.  Assim como a Administração de Camargo, onde a prefeita e o vice assumem todas as frentes de trabalho, apoiando os secretários e buscando recursos. A prefeita mostra trabalho, seja na saúde, acompanhando obras no interior ou na Educação, é só andar por Camargo que se vê o trabalho feito.

Expectativa 

O prefeito eleito Paulo Lima e o vice Moisés Beltrami já estão sentindo a pressão dos grupos partidários (Progressistas, MDB, PDT), para definição dos nomes que ocuparão os cargos de secretários. Paulo e Moisés chamaram os ex-secretários Mauro Capelari, Kátia Zanotelli e Deise Debona para compor a comissão de transição, embora Paulo não tenha confirmado se eles farão parte do primeiro escalão, já surgiram uns burburinhos.  O nome da ex-primeira-dama Ana Cason é cogitado para assumir a secretaria de Saúde.

Prefeito das redes de água  

O prefeito interino, Fernando Gonçalves dos Santos, o Fernandinho da Vila, deixou sua marca em Putinga, e agora é o Fernandinho das redes de água. Na próxima sessão ordinária, mais um projeto entrará em pauta, autorizando a Administração Municipal a perfurar um poço para a comunidade de Xarqueada.

Imagens 

De acordo com informações extraoficiais, a 3ª CRE de Estrela esteve na Escola Padre Domenico Carlino requisitando as imagens das câmeras de segurança da escola e do videomonitoramento da rua, visando averiguar alguns fatos que teriam ocorrido no sábado anterior à eleição.

Sem uso  

O veículo da Câmara de Vereadores de Arvorezinha, um Jetta, está há dois meses sem ser usado. A informação é do presidente da Câmara de Vereadores, Clóvis Roman, que desde o início do seu mandato solicitou ao Poder Executivo para que leiloasse o veículo e investisse o dinheiro para atender a população.   O veículo Jetta foi comprado pelo então presidente da Câmara Jaime Borsatto.

 

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.