Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioDestaqueMaioria dos Municípios decreta ponto facultativo

Maioria dos Municípios decreta ponto facultativo

Com o feriado na terça-feira, 12, Municípios decretam ponto facultativo na segunda-feira, e retornam ao atendimento na quarta-feira, 13 

Na terça-feira, 12 de outubro, é comemorado o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. A data é considerada feriado nacional desde 1980, e também é neste dia que é celebrado o Dia das Crianças. O 12 de outubro é uma das quatro datas religiosas que são consideradas feriado nacional.

Com o feriado na terça-feira, a maioria dos Municípios de cobertura do Eco Regional optaram por decretar ponto facultativo na segunda-feira, 11 de outubro, retornando ao trabalho na quarta-feira, 13 de outubro.

Dos nove municípios de cobertura, apenas Nova Alvorada e Doutor Ricardo não decretaram ponto facultativo. Em Camargo o atendimento da Saúde será normal na segunda-feira, 11.

Veja os Municípios com ponto facultativo:

  • Arvorezinha
  • Anta Gorda
  • Camargo
  • Fontoura Xavier
  • Ilópolis
  • Itapuca
  • Putinga

Municípios sem ponto facultativo:

  • Doutor Ricardo
  • Nova Alvorada

Porque é feriado no Dia de Nossa Senhora Aparecida

50 anos depois da oficialização do Papa Pio XI, no dia 30 de junho de 1980, o então presidente João Figueiredo sancionou a Lei 6.802, que reconhecia a Santa como padroeira do País e decretava o dia 12 de outubro como feriado nacional.

A imagem da Santa foi encontrada na segunda quinzena de outubro de 1717, mas, o dia 12 de outubro foi escolhido por ter outros significados simbólicos. Neste mesmo dia, em 1492, Cristóvão Colombo descobriu a América. Já em 1822, Dom Pedro I foi aclamado como imperador do Brasil. E em 1931 houve a inauguração da estátua do Cristo Redentor, localizada no Rio de Janeiro.

Para os brasileiros, ela se tornou protetora de todos. Por isso, é uma das quatro datas religiosas que são consideradas feriado nacional.

 

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.