Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioMunicípiosAnta GordaMetta Mobili inova e amplia perspectivas

Metta Mobili inova e amplia perspectivas

Empresa se reposiciona no mercado, investe em tecnologia e inovação, desenvolve novos produtos e amplia suas perspectivas de negócios

 

Os desafios já superados pela Móveis Mazetto, que agora mudou seu nome fantasia e identidade visual e passou a ser identificada como Metta Mobili são enormes, mas a caminhada só está começando. Com um amplo horizonte a sua frente, a empresa que se reinventou, desenvolveu uma nova forma de trabalho e novos produtos, dispõe de perspectivas muito positivas em termos de futuro.

Localizada no município de Anta Gorda, na localidade conhecida como Borguetto, a empresa e seus empreendedores surpreendem por sua visão e capacidade de renovação. Além de atender a demanda do mercado interno, a empresa também já está exportando para diversos países da América do Sul. Com a guinada, a empresa agora precisa investir, ampliar o espaço de produção, de estocagem, contratar mais mão de obra e ampliar as possibilidades que os produtos oferecem.

 

A História

A história de amor da família Mazetto pelo setor moveleiro iniciou ainda no ano de 1986, quando o patriarca Nestor Mazetto fundou de forma modesta a  Móveis Mazetto, a qual fabricava móveis sob medida, móveis básicos e aberturas.

Após o falecimento de Nestor em 1998, num acidente de carro, seu filho Elizandro, na época com 22 anos, junto à irmã Elizangela, deram continuidade à empresa. “Em 2006 meu pai incorporou uma empresa no Borghetto que fabricava móveis para laboratórios/análises químicas. Era um ramo bom porque não tinha muita concorrência. Estávamos com um mercado mais amplo e confeccionávamos para universidades e indústrias como Aurora, JBS, BRF, Dália, enfim, todas as empresas que precisam de um laboratório para análise”, relata Leandro Mazetto, filho de Elizandro. Porém, a família não estava satisfeita devido a necessidade constante de deslocamento e mão de obra exatamente especializada.

 

A Metta Mobili

Em 2018, a Móveis Mazetto deu origem à empresa Metta Mobili. Investiu em tecnologia, inovação, desenvolvimento de uma linha de produtos exclusivos e foi em busca de seu espaço no mercado dos móveis seriados. “No final de 2021 começamos uma linha de móveis focada para salas de jantar, salas de estar, escritórios, enfim. A grande virada de chave foi a nossa participação em uma feira de móveis no início de 2022, a Movelsul, que ocorre em Bento Gonçalves e é a maior feira de móveis da América do Sul. Embora tivéssemos um dos menores stands da feira, pois não tínhamos condições comparado às outras empresas para ter um stand grande, as pessoas gostaram bastante do nosso trabalho”, comemora.

Ele segue: “Nessa feira tinham também muitos importadores de vários países. Não estávamos preparados para exportações, tínhamos feito tabelas de preço, mas não era nosso foco. Nosso foco era atrair clientes do mercado interno. Mas tivemos a oportunidade, sendo que logo após a feira tivemos um cliente do Uruguai, depois Peru, Equador e República Dominicana. Depois disso, tivemos um aumento bem grande de faturamento”, ressaltou.

A empresa ainda investiu em melhorias, sendo que no ano passado ocorreu a ampliação do espaço onde está sediada, no interior de Anta Gorda. “Também compramos uma máquina nova que dá o dobro de produtividade, e no início desse ano foi quando tomamos a decisão de terceirizar a parte dos móveis para laboratórios e seguir com os móveis seriados”, frisou.

Segundo Leandro, seu pai sempre teve o sonho de produzir móveis seriados. “Mas antes de fazer essa troca de segmento, fizemos uma pesquisa e tínhamos dois caminhos: ou seguir com os móveis seriados ou com os móveis de decoração. Mas vimos que esse mercado de decoração estava saturado, teríamos que trabalhar com arquitetos, precisava de variedades de materiais que não se encontram na nossa região, enfim. Então fomos para os móveis seriados. Buscamos consultoria, fomos conhecer indústrias de Bento Gonçalves, que é o maior polo moveleiro do Brasil, e iniciamos as atividades. Nosso maior trabalho foi acertar a linha de produtos e foi isso que nos diferenciou da concorrência. Hoje conseguimos pegar clientes de empresas que têm o dobro do tamanho da nossa”, disse.

Ele explica que o móvel seriado segue a tendência do móvel linha alta. “A parte de desenvolvimento de produtos não somos nós que fizemos. Contratamos designers de móveis especializados nisso. Agora estamos desenvolvendo uma linha de aparadores e complementos para a sala”, revela.

 

Projeções

Para o ano que vem a empresa pretende ampliar ainda mais o seu faturamento. “Nesta semana encerram os pedidos para esse ano para entregarmos até o Natal, mas estamos com uma limitação de capacidade de produção na fábrica. Até estamos trabalhando em terceiro turno. Assim, no ano que vem precisaremos ampliar nosso espaço novamente. Já no início de 2024 vamos iniciar a obra para que em março esteja pronta, pois temos uma feira para participar e no pós-feira nossa demanda de produção é bem mais alta”, salienta.

Leandro destaca ainda o comprometimento da equipe. “Quando precisamos da nossa equipe, todos os integrantes são muito comprometidos. Sempre que estamos com alta demanda eles se colocam à disposição. Não chegaríamos a lugar algum se não tivéssemos conosco uma equipe comprometida como temos”, diz.

Para a ampliação, bem como para investimento de novos maquinários, a Metta Mobili apresentou um projeto pedindo incentivo para o município. “A prefeitura nos confirmou o valor R$ 280 mil”, conta Leandro. Com a ampliação, também será necessária a contratação de mais colaboradores. “Hoje nossa equipe é composta por 22 funcionários e precisa de mais um de imediato, além de cadastros reservas. Após a ampliação, o intuito é contratar mais dez funcionários”, declara.

A mão de obra feminina também é muito valorizada na empresa. “Quando começamos com a Metta Mobili não havia nenhuma mulher na produção. Contratamos a primeira em 2019. Tínhamos um certo cuidado porque como se tratam de móveis pensamos que seria um serviço pesado. Hoje não há mais tanta necessidade de força física, nem de mão de obra especializada, uma vez que qualquer pessoa, seja homem ou mulher, com boa vontade e comprometimento, aprende o manejo das máquinas e consegue operá-las. Atualmente temos três mulheres na parte de embalagens, uma que faz a parte da furação, cinco na produção e mais as que atuam no escritório”, encerra.

A Metta Mobili está situada na Vila Borghetto, em Anta Gorda. O telefone para contato é (51) 3756-1766.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
23,600SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS