Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioMunicípiosAnta GordaParóquia São Carlos comemora centenário com extensa programação

Paróquia São Carlos comemora centenário com extensa programação

 

Cem anos de fé e tradição. Uma história de religiosidade edificada em meados de 1921, que com o passar do tempo só se consolidou, se fortaleceu. A Paróquia São Carlos, de Anta Gorda, está prestes a completar seu centenário, o qual deve ser comemorado com uma extensa programação que vai de setembro a novembro de 2021.

Na organização do centenário está uma equipe da preparação, representando todos os membros da comunidade paroquial. “Esta equipe está se reunindo mensalmente, já há algum tempo, para juntos programarmos os festejos. A equipe está dividida entre os membros: coordenação da comissão e história dos cem anos, ação entre amigos, financeiro, divulgação, imprensa e liturgia”, revela o secretário paroquial Marcel Mocelin.

A comissão comemorativa do centenário da Paróquia São Carlos é formada por: Varderlei e Simone Moresco, Alcindo e Simone Baldi, Luiz e Marília Bresciani, Léo e Tânia Parisotto, Clécio e Adiles Fassina, Dirceu e Iva Henz, Gilberto e Marlova Pianezzola, Neuro e Ducélia dos Santos, Dilvo e Ana de Sordi, Ronismar e Marta da Silva, Neori e Carmen Dalla Vecchia, Alcione e Vanessa Ferraboli, Vilmar e Salete Bertuol, Marcel Mocelin e padre Benjamin Borsatto.

E até mesmo uma logomarca referindo-se aos cem anos da paróquia foi confeccionada para esta comemoração. “Ainda, iremos imprimir folders que serão entregues para cada família, contando um pouco da história da paróquia. Também será realizado um memorial no jardim da paroquia, para devoção Mariana, com a imagem de Nossa Senhora do Caravaggio. Serão três colunas que representará a Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo)”, revela Mocelin.

Conforme ele, cada comunidade que integra a paroquia vai ter uma placa registrando o centenário. “Queremos com toda a comunidade, fortalecer nossa fé com uma vasta espiritualidade e celebração. São Carlos, em sua missão de bispo, assumiu seu trabalho como um verdadeiro pastor, para que, a seu exemplo, possamos por meio de nossa vida levar nossos irmãos ao caminho do bem e da verdade. São Carlos dizia: ‘é preciso catequizar o povo, pois ninguém ama o que não conhece’. Para que nós sintamos responsáveis em tornar conhecida a pessoa de Jesus Cristo. São com essas palavras que estamos nos programando o centenário”, encerrou Mocelin.

Programação

Setembro:

No mês de setembro haverá peregrinação com a imagem de São Carlos nas comunidades.

Outubro:

Durante o mês de outubro será realizado tríduo nas quintas-feiras, às 19h.

No dia 14 será contada a história da Paróquia São Carlos pelo padre Valdir Biasibetti, com a liturgia: Jovens Jango, Onda e escolas da cidade.

No dia 21 ocorrem as vocações da paróquia – padres e irmãs, com o padre Nelson Beuren, com a liturgia: Catequistas e catequizados.

Já no dia 28, a vida do padroeiro São Carlos será contada pelo padre Luciano Schneiders, com liturgia: Apostolado, cursilho e cursilho jovem.

Novembro:

No dia 4 ocorre a comemoração e celebração do centenário da Paróquia São Carlos com participação das comunidades com seus santos padroeiros, presença do Bispo Diocesano Dom Aloísio, lançamento da revista Centenário da Paróquia São Carlos, e liturgia: Comissão do centenário. Também haverá benção da restauração Casa Paroquial, e benção do memorial Nossa Senhora do Caravaggio.

No dia 5 haverá venda de grostolis e cucas; no dia 6 venda de frango e assados de porco; e no dia 7 ocorre a Festa de São Carlos, com missa às 10h30min, almoço ao meio-dia (presencial ou tele-entrega conforme normas sanitárias), e sorteio da ação entre amigos, às 16h.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.