Essa matéria é exclusiva para assinantes.

Já sou assinante!

InícioDestaquePrefeito fala de incentivos aos agricultores e pavimentação do interior

Prefeito fala de incentivos aos agricultores e pavimentação do interior

Com a parceria do Estado, asfalto entre municípios está cada vez mais próximo de se concretizar

Uma das marcas do trabalho da Administração Municipal de Itapuca sempre foi a preocupação em oferecer boas estradas, com condições de tráfego seguro para a comunidade que utiliza, assim como para os trabalhadores e motoristas.

Tendo em vista o objetivo de asfaltar os três quilômetros que ligam Itapuca a Nova Alvorada, foi aprovado pelo Poder Legislativo o ingresso do município no programa Pavimenta, do Governo Estadual, através do qual poderão ser disponibilizados recursos mediante a parceria entre Estado e municípios para a recuperação de estradas.

O prefeito de Itapuca, Marcos Scorsatto, fala que esta obra já conta com um projeto pronto. “O projeto já está pronto, ele foi contratado pela Administração para a realização, o qual já foi entregue ao município. Agora está sendo encaminhado ao Governo do Estado, para definir as contratações, por meio de convênios ou cooperação. Ele será cadastrado no programa Pavimenta e estou buscando, também, recursos diretos com a Secretaria de Infraestrutura e Logística”, explica Scorsatto.

O município já tem o valor de contrapartida a ser dado para a obra. “O valor da contrapartida já está guardado, e estamos com boas negociações com o Governo do Estado. Acredito que seremos contemplados para a conclusão deste trecho, com orçamento previsto de R$5.300 milhões e contrapartida de 15%”, continua o prefeito.

O projeto Pavimenta está com um edital aberto pelo Governo do Estado para que os municípios apresentem seus cadastramentos. “Com o tempo curto de cadastramento, nós apresentamos o que já estava em andamento. Mas a nossa principal demanda, que é este trecho entre municípios, está cada vez mais próximo de ser realizado”.

Retomada das atividades como prefeito e presidente de entidades

Após um tempo afastado de suas atividades administrativas, devido ao incidente ocorrido em abril deste ano, o prefeito está retomando a frente de sua Administração, assim como a presidência da Associação Gaúcha de Municípios (AGM) e o Consórcio Intermunicipal de Saúde (Consisa).

“Estou trabalhando normalmente à frente das duas entidades, retomando as agendas e buscando dar seguimento aos projetos que já estavam alinhados”, continua Scorsatto.

Um município reconhecido por incentivar os agricultores

Itapuca tem diversos programas de incentivos aos produtores do município, em todas as atividades rurais, este sempre foi um compromisso da Administração. “De um modo geral, nós dispomos de diversos incentivos para a agricultura, para ampliação de lavouras, para atividades de suinocultura e avicultura, e para a produção leiteira com a correção de solo”.

Ele continua: “O que está sendo feito hoje, entre Administração e Secretaria de Agricultura, é reavaliar nossos incentivos, e em breve vamos passar pelo Conselho de Agricultura, informando todos os incentivos que serão trabalhados neste mandato. Já está em andamento e será feita a entrega nos próximos dias do calcário para a correção de solo, um recurso oriundo da consulta popular, que beneficiará produtores que trabalham com a atividade de gado leiteiro. Isso irá auxiliar, em média, 48 produtores”, explica o prefeito.

O programa de correção de solo é um dos que fará parte da relação de incentivos. “Por isso, os demais produtores do município podem ficar tranquilos, pois também serão beneficiados com o programa de correção de solo, por que acreditamos que não é justo fazer apenas para uma categoria de produtores. Como fomos contemplados com esse recurso para a aquisição de calcário, acreditamos poder fazer de uma forma que abranja todo o município e possa auxiliar em todas as áreas os nossos trabalhadores rurais. Neste primeiro momento, irá para os produtores de gado leiteiro, mas tão logo seja concluída a relação dos benefícios e incentivos fiscais, anunciaremos como será feita a distribuição desta parceria de correção de solo para os demais produtores”, finaliza Scorsatto.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.