Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioDestaquePrimeira dama faz um relato das atividades em desenvolvimento

Primeira dama faz um relato das atividades em desenvolvimento

Relato de gratidão e muito trabalho para conhecer a realidade de cada comunidade são desafios iniciais da primeira-dama

 

Por Manu Alves e Jaque Merlin

Em conversa com o Eco Regional, a primeira dama de Ilópolis, Luciana Carlesso Dapont, fala sobre o projeto Roda de Conversas e como será realizada a programação do Dia Internacional da Mulher.

 

Gratidão pela oportunidade

Luciana encontra-se muito feliz em estar com o prefeito Fernando à frente do município como primeira-dama, representando todas as mulheres ilopolitanas. “É um grande desafio estar e ser presente. Muito aprendi ao lado da primeira-dama Eliane, mas acredito que agora, estando à frente e tendo ao meu lado a segunda-dama Catiane, nós também queremos deixar nosso legado”, fala Luciana.

“Queremos passar confiança, conquistar corações, manter viva a esperança para que cada vez mais as mulheres tenham voz nos ambientes em que estão inseridas. Eu, como primeira-dama, quero estar junto, fazer com que cada vez mais elas se sintam à vontade para assumir o seu papel na comunidade.

 

Projeto Roda de Conversa

O primeiro projeto que vem sendo desenvolvido é o Roda de Conversa com a primeira-dama, que visa a aproximação das pessoas, principalmente as mulheres, de estreitar laços de amizade e poder estar juntos nas comunidades, com momentos de trocas, para tomar um chimarrão, conhecer um pouco mais da realidade de cada um.

“Este projeto está sendo muito bem aceito nas comunidades, tanto da cidade como do interior. Os encontros acontecem à noite ou em fins de semana, possibilitando que o prefeito, vice-prefeito e a segunda-dama Catiane, assim como as mulheres e seus maridos, possam participar. Enquanto os homens se entretêm com conversas e jogos de cartas, as mulheres participam da Roda de Conversas. É uma grande troca de conhecimento e de experiências, momento importante onde podemos ouvir quais são as necessidades de cada comunidade, para podermos organizar um plano de trabalho voltado dentro das demandas de cada grupo”, relata a primeira-dama.

 

Primeiras demandas

“Visitamos algumas comunidades, muitas ainda estaremos visitando nos próximos dias, mas já podemos sentir a importância que isso representa, pela valorização e o mérito destas mulheres que tanto contribuem. Um pedido muito especial feito pelos grupos das mulheres em suas comunidades é que possamos voltar mais vezes, que possamos visitar outros locais como forma de intercâmbio de conhecimentos.

Este projeto de Rodas de Conversas vem de encontro com a programação do dia Internacional da mulher que neste ano, aqui em Ilópolis será realizado no dia 9 de março, e será sediado pela comunidade de Monte Bérico, mas por motivos de espaço na infraestrutura da comunidade realizaram uma parceria com o Conselho Administrativo da Paróquia e estará realizando o evento na sede no Centro Cultural de Eventos. Será um dia com uma programação vasta”, explica a primeira-dama.

 

Programação

Na data de 9 de março, às 9h da manhã, terá missa no Santuário São Paulo Apóstolo em homenagem às mulheres.  Após a missa, todos se deslocarão para o Centro Cultural, onde terá a abertura oficial do evento e em seguida a sessão solene da Câmara de Vereadores, onde os 9 vereadores realizarão homenagem a uma mulher, que com sua história represente as demais mulheres. Após as homenagens, terá o almoço no local e à tarde as atividades seguem: às 13h terá a apresentação de uma peça teatral. Logo após, tarde dançante com o grupo LRE.  Um ponto forte da programação é o desfile das mulheres de cada comunidade. Após o desfile, será realizada, por meio de sorteio, a escolha da Mulher do Ano. A comunidade vencedora fica no compromisso de sediar o evento no ano seguinte. Caso aquela comunidade já tenha sediado algum evento no passado, é realizado um novo sorteio e assim será até que todas as comunidades possam ter a oportunidade de ser anfitriãs do próximo evento.

 

Grupo da melhor idade

O grupo da Terceira Idade permaneceu em atividade nos meses de janeiro e fevereiro. Terá um pequeno recesso no período da quaresma, respeitando o lado espiritual de cada um com suas crenças, retornando logo após esta parada com as atividades normais.

O grupo tem várias atividades em cada encontro, as quais esperam ansiosamente, como danças, roda de conversas, jogos de cartas, lanches e muita diversão. “É muito agradável estar com eles em dias de encontro, pela alegria que os mesmos transmitem, pelo carinho recebido e ofertado, pelo aconchego”, menciona Luciana.

 

Agradecimento

A primeira-dama descreve a satisfação na realização dos trabalhos. “Estou muito feliz pela acolhida e carinho recebido por cada comunidade que já visitamos. Nos encontros com a melhor idade, me sinto acolhida assim como eles. ‘As dores do pensamento’ como eles intitulam, somem, o pensamento se ocupa em contar os dias para o próximo encontro, na expectativa de rever os amigos, de dançar, de jogar conversa fora, contar histórias e assim é cada encontro.   Com as comunidades, quero estar junto para contribuir em todos os projetos que venham de encontro com o bem-estar social ou econômico, dentro da legitimidade”.

Encontro com a primeira-dama; Crédito: Arquivo Pessoal

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
23,600SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS