Reprovação não é alternativa de aprendizagem, afirma a secretária de Educação do Estado Raquel Teixeira
Por Jaque Merlin
A Secretaria de Estado da Educação, a Seduc, esclareceu recentemente, através da secretária Raquel Teixeira, como será feita a avaliação dos alunos de todas as redes de ensino a partir do início deste ano letivo, a progressão parcial.
Progressão parcial é ficar com dependência e passar para o ano seguinte “devendo”, disciplinas que ficaram para trás, podendo ser até quatro. Em entrevista à imprensa estadual, a titular da pasta explicou que esse formato de avaliação existe, segundo a LDB, desde 2010; a diferença é que agora foi fixado o número de dependências possíveis.
As resoluções do Conselho Estadual de Educação não definem o número de dependências possíveis e que cada escola regulamenta de uma forma, tanto no sistema privado como no sistema público. “Definimos até duas disciplinas por área ou até duas áreas, por termos uma educação baseada em evidência que acompanha frequência diária de aluno, desempenho de aluno nas avaliações e um sistema robusto de apoio, já que todas as evidências demostraram que reprovar não é alternativa para aprendizagem. O que fizemos foi orientar os professores e pedir a eles que criem oportunidades de recuperação. A decisão de aprovar ou reprovar um aluno será sempre do professor e do Conselho de Classe”, segundo Raquel.
“Reprovação não é alternativa para aprendizagem. A ciência mostra que a reprovação, ao invés de ajudar o aluno a progredir, vai prejudicá-lo; muitas vezes, o professor quer ser rigoroso, acha que está ajudando o aluno a progredir e não está, o aluno vai ficando defasado, acaba evadindo e abandonando”, afirmou a secretária.