A polêmica da vez
A situação da suspensão do transporte para o Pinhal Queimado gerou grande polêmica em Arvorezinha nesta semana. Afinal, são cerca de 100 famílias afetadas com a situação. E apesar de todos terem decidido desistir de discutir com o prefeito para tentar demovê-la da decisão, isso não quer dizer que todos estejam muito satisfeitos com o que aconteceu. A maioria compreendia que não se tratava de um direito, mas de um benefício, que no ‘frigir dos ovos’, não impactava de forma significativa nos custos para o Município, mas representava a possibilidade de oferecer mais qualidade no atendimento às crianças.
Promessa e compromisso de mudança
Um dos argumentos da gestão pública para a necessidade de mudança é a necessidade de melhora nos índices de qualidade da educação. Segundo os gestores, essa Administração vai investir pesado para tirar Arvorezinha da rabeira dos índices do Imers e do Ideb. Porém, há muitas dúvidas sobre como isso vai acontecer de fato, uma vez que a rede municipal é formada por um grande número de profissionais, entre professores, coordenadores, diretores e equipe da Secretaria Municipal de Educação, a qual foi mantida inalterada por esta gestão e até o momento, apesar de estar faltando menos de um mês para o início do ano letivo, nenhum programa ou ação de peso, na área de formação continuada destes profissionais foi anunciada. Em anos anteriores, em diversos momentos, inclusive este assunto foi pauta de matérias neste semanário, enquanto outros Municípios da região faziam uma semana intensa de formação de professores, Arvorezinha fazia um dia ou nenhum dia. Talvez a revolução possa começar por aí. Tomara que surja uma surpresa boa nos próximos dias. Afinal, falar que vai mudar é fácil, mudar de verdade, mudar a conduta das pessoas é outra história e nem sempre é tão fácil. Mas uma tarefa essencial para o Poder Público.
Vão puxar do bolso
Muitos pais de alunos que estudam no Pinhal Queimado preferem pagar para não se incomodar literalmente. Percebendo que a situação era de difícil reversão, decidiram que pagarão pelo transporte.
Atitude surpreendeu
A forma solícita como os vereadores Reni Guerini Maia e Sargento Deonir Maurer acolheram a solicitação dos pais surpreendeu muito, em especial a atitude de Maurer, que chegou a se posicionar favorável aos pais, teria ido visitar as famílias e buscado ouvir seus argumentos.
Em pauta
O PP arvorezinhense deverá se reunir nos próximos dias; na pauta, uma avaliação do primeiro mês da gestão Clóvis e Dani e como tratam a gestão anterior de Jaime e Beto. A saída do Pastor Camargo da Secretaria da Saúde e a indicação do partido para substituir este quadro.
Guto está cotado
O nome do ex-vereador Augusto Cichelero está cotado para assumir a pasta da Saúde substituindo o Pastor Camargo. Se de fato Guto assumir o cargo, este pode ser o passaporte para o futuro, já que o jovem não esconde suas aspirações políticas. E também seria uma forma de recompensa, uma vez que, em função de manobras que conduziram a candidatura de Clóvis e Dani, Guto perdeu a chance de ter sido eleito vice através de um consenso.
Desassorear e os pais
Cada vez que o Governo Federal ou Estadual anunciam um programa, uma ação, a concessão de um recurso é aquela guerra de cards e a disputa por um espaço para dar entrevista e assumir a paternidade da criança. A situação chega a ser patética, para não dizer ridícula. Afinal, não há nada mais esdrúxulo do que os malandrões tentando tirar proveito da ignorância e da desinformação.
E os acessos
Apesar de o Governo do Estado ter anunciado R$ 200 milhões para reconstruir a ERS-332, os acessos para Anta Gorda e Itapuca ficaram em segundo plano. Lideranças como o Vereador e presidente da Câmara de Vereadores Paulinho Bettoni já estão exercendo pressão no governo para tentar liberar recursos e realizar a recuperação da via com urgência.
Investigação em curso
Está em andamento no município de Anta Gorda um Processo Administrativo Disciplinar, em face de inconsistências nos caixas do município. A situação tem dado o que falar na cidade. O procedimento está em andamento, todos têm rogado em prol da possibilidade de que tudo se esclareça o mais brevemente possível e se comprove que ninguém tenha agido ou esteja agindo de má-fé. Aguardemos os próximos capítulos desta novela.
Criação de cargos
Tramita de forma pacífica e com previsão de aprovação o projeto de criação de cargos na Câmara Municipal de Anta Gorda. Com o maior índice de retorno da região, é um dos Municípios que menos dispõe de cargos públicos criados. Entre os cargos previstos no projeto estão o de secretário de Cultura e Turismo e o de Assistência Social, ambas as pastas extremamente importantes para o momento.
Fevereiro será de festa
O mês de fevereiro será de muitas festividades no município de Itapuca, que está com uma ampla programação para celebrar o aniversário de 33 anos do município e a tradicional festa de Navegantes. Veja as programações e coloque na agenda. Entre as atrações mais aguardadas está o show da banda Rainha Musical e o famoso Festival de Massas.
Decreto de emergência
Itapuca é o segundo município da região a decretar emergência em função da estiagem. Na região norte, que engloba os municípios de Itapuca, Nova Alvorada e Camargo, a estiagem parece estar mais severa, enquanto nos municípios de Ilópolis, Anta Gorda e Putinga chegou a chover mais de 100 mm em menos de uma hora, o que causou alagamentos e muitos transtornos.
Estabilizando
O prefeito Juliano Moretto de Putinga sofreu com a pressão que vinha de todos os lados no início de sua gestão, mas com muita paciência e diálogo está conseguindo estabilizar o grupo e conduzir bem as ações do Executivo. Sua capacidade de ouvir e liderar tem surpreendido a todos de forma positiva.
Mulheres que inspiram Mulheres vem aí!
Um evento que promete mexer com a mulherada e este ano será beneficente à Liga de Combate ao Câncer. A data é dia 14 de março, o local é no CTG Jango Borges e a atração da noite é a empreendedora Hyllua Husein. Imperdível.
Deixou saudades
O Terno de Reis de Anta Gorda é reconhecido pela alegria contagiante. Na última sexta-feira, o grupo esteve em Arvorezinha e foi recebido para fazer uma confraternização, na residência da diretora deste semanário, Carla Pompermaier Zanotelli que recebeu a todos com muita alegria ao lado de amigos e familiares. Uma integração bonita, com muita música, dança e alegria que certamente deixou saudades.
Transição
Na quinta-feira o presidente do Concisa Marcos Scorsatto entregou a presidência do consórcio para o prefeito de Vespasiano Correa, Tiago Michelon. O Consórcio, que cresceu muitíssimo nos últimos tempos, possui uma demanda gigantesca de trabalho e exige muito de sua equipe. Para manter os serviços e o crescimento do consórcio o prefeito Tiago vai ter que se virar nos trinta.
Exemplo de empreendedorismo
O jovem Rafael Zenatti está dando um grande exemplo de empreendedorismo. Com experiência e visão para negócios, ele está à frente da empresa Brazza, desde outubro de 2024, além da já consolidada empresa de sua família, a Vezatti. Parabéns pelo investimento e muito sucesso nesta nova jornada empresarial.
Bodas de Prata
A Assemi de Ilópolis celebrará em 2025 suas Bodas de Prata e, mesmo que a comemoração seja apenas em outubro, a diretoria já está trabalhando para a realização da sua tradicional festa, que promete ser mais especial ainda. Todo esse empenho e dedicação mostra o comprometimento desta diretoria.
Padroeiro celebrado com honras
Emocionante foi a abertura do ano Santo Jubilar no Santuário São Paulo Apóstolo. O momento em que a igreja dá as mãos e se une na oração do Pai-Nosso é um momento mais do que especial. Todos que tiveram a oportunidade de estar presentes nesta Santa Missa sentiram o quanto foi especial a celebração.
E o jantar também foi incrível
Mais uma vez, o Conselho Paroquial de Ilópolis e sua diretoria superaram as expectativas na recepção da comunidade para a celebração de seu padroeiro. Um jantar excelente, muitos brindes sorteados, baile muito animado, todos saíram satisfeitos do local.
Brincando na Biblioteca
Durante o período de férias, duas vezes na semana, a Secretaria de Educação de Anta Gorda está oferecendo atividades na Biblioteca Cecilia Meireles, no período da tarde, para as crianças. As atividades são acompanhadas e as crianças se divertem muito, com muitas brincadeiras.
Chuvas fortes na região
O ditado popular “gato escaldado tem medo de água fria”, nunca foi tão assertivo quanto nas situações das chuvas na região. Ao sinal de que um temporal se aproxime na região, que sofreu tanto no mês de maio, já está se rezando para não ocorrer outra enchente. O medo ainda é real, principalmente nas regiões do interior que nem se reconstruíram. A chuva, que antes era sinal de benção e boa safra, agora põe medo nos gaúchos.
Má interpretação e falta de empatia
O querido frei Protásio Ferronato, que por muitos anos foi pároco do município de Camargo, tem sofrido represálias em sua nova Paróquia em Vacaria. Isso porque pessoas aproveitaram de sua generosidade e alugaram o Salão Paroquial local para uma cerimônia religiosa, mas não da Igreja Católica. Por mais que no contrato fosse especificado que tal prática não seria aceita, as pessoas agiram de má-fé se utilizando de forma equivocada do local. Além disso, os paroquianos da comunidade destrataram o frei nas redes sociais, como se a culpa e o erro fossem dele. A Diocese de Vacaria emitiu uma nota assinada pelo Bispo Dom Silvio, informando que está ao lado do frei, que o mesmo não fez nada errado. Mais empatia e menos julgamento são a chave.
Merenda escolar
Grande e louvável iniciativa da Emater de Fontoura Xavier ao organizar e incentivar os agricultores familiares a se organizarem para fornecer a merenda escolar. Garantia de produto local, saudável, orgânico, motivação aos agricultores e desenvolvimento econômico à comunidade e ao Município. É disso que estamos precisando.
Violência sendo banalizada
Por ser cada vez mais comum, chamar muita atenção, envolver pessoas conhecidas, impunidade ou outra causa, o certo é que episódios de violência extrema, atentados contra a vida e homicídios, entre outros, têm se tornado comuns. Pais que veem seus filhos indo para as famosas baladas aos finais de semana, não estão tranquilos até seus filhos chegarem em casa, sãos e salvos.
Lindo de se ver
A Emei Pingo de gente, de Itapuca, em plena atividade durante as férias, com atendimento das crianças dos pais que precisam trabalhar. Atividades diferenciadas, brincadeiras antigas e um amor todo especial das professoras, atendentes e funcionárias que o Município garantiu para essa importante tarefa. Três professoras foram especialmente contratadas para trabalhar em janeiro e fevereiro, garantindo que as demais gozassem de suas justas e merecidas férias. Grande exemplo dado pela gestão municipal.
Tecnologia
O avanço gradual da obrigatoriedade da Nota Fiscal Eletrônica e da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica para produtores rurais no Rio Grande do Sul, tem sido recorrente na região e as entidades representativas e de interesses prepara os produtores rurais ao preenchimento adequado dos documentos, dando assim certa independência aos produtores no preenchimento de suas notas.
Boa notícia
Mais uma vez o Sicredi se prepara para a pré-assembleia na região. Além de apresentar aos associados uma oportunidade de conhecer os resultados do último ano, também anuncia que entidades podem apresentar projetos para ajuda social.
Ilópolis
A primeira-dama de Ilópolis, Luciana, tem se empenhado e realizado um bom trabalho junto às comunidades ilopolenses, dando continuidade a atividades já realizadas por Eliane na gestão anterior e que deram certo. Atitudes assim demonstram grandeza e reconhecimento pela valorização do seguimento.
Defesa Civil mais forte
Ter uma Defesa Civil bem estruturada é a base de um sistema de proteção eficiente nos municípios, para enfrentar os desafios que surgem, sejam eles climáticos ou de outra natureza. Preocupados com essa situação, Fontoura Xavier está se fortalecendo e ampliando a segurança emergencial municipal. Um exemplo a ser seguido.
Futebol é emoção
Putinga já está nos preparativos para o tradicional Campeonato Municipal de Futebol de Campo. Na última segunda-feira, rolou a primeira reunião, e os desafios são muitos: quantas equipes vão participar? Haverá jogadores suficientes? Apesar das dúvidas, uma coisa é certa: a competição promete grandes jogos e partidas equilibradas. Agora, é só esperar a divulgação da data de início e torcer para um campeonato de alto nível.
Desassoreamento x dragagem
O assunto virou tema corriqueiro nos últimos dias e muitas pessoas confundem as coisas. Desassoreamento e dragagem não são o mesmo. O desassoreamento foca na remoção dos sedimentos acumulados ao longo do tempo, devolvendo ao rio ou lago sua profundidade original, portanto, é uma limpeza no curso d’água. Já a dragagem vai além: ela pode ser usada para abrir novos canais, facilitar a navegação, trabalhar a profundidade ou até criar desvios para minimizar impactos ambientais. No fim das contas, os dois mexem com a lama, mas cada um com um propósito diferente.
Desassoreamento em Putinga
O arroio Putinga foi um dos afetados pela enchente de maio, causando grandes prejuízos à comunidade local. Na época, o arroio estava bastante obstruído pelo acúmulo de sedimentos e vegetação. Em 2024, um primeiro trabalho de desassoreamento foi realizado para minimizar os impactos das cheias. Agora, uma nova etapa será feita para complementar o serviço e tentar evitar novos transtornos. A esperança é que essa intervenção traga mais segurança para a população ribeirinha.
Água de caminhão
A estiagem segue castigando o interior de Fontoura Xavier, e a Prefeitura precisou intensificar o transporte de água potável para as comunidades mais afetadas. Caminhões-pipa estão rodando para garantir o abastecimento das famílias e dos animais de pelo menos 50 famílias. A situação preocupa, mas a mobilização tem sido grande para minimizar os impactos. Resta torcer para que a chuva volte logo e alivie o sofrimento dos agricultores.