Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioDestaqueTi...Ti...Ti...

Ti…Ti…Ti…

 

E o agro?

Apesar de todas as adversidades enfrentadas pelo agro gaúcho, o Governo Federal só enrola e não apresenta nenhuma solução. Nem mesmo crédito com um juro subsidiado, nem plano safra, nada! A situação do produtor brasileiro e gaúcho é dramática. A agricultura nunca foi tão usada como é neste momento para fazer política, mas, de concreto, muito pouco tem sido apresentado em termos de soluções para o setor que é o principal responsável pelo superavit da economia brasileira.

É preciso mais

Os municípios da região são basicamente agrícolas, a economia é baseada no que se produz nas pequenas propriedades, as quais são mais direcionadas para a produção de alimentos. Mesmo assim, as gestões públicas, de modo geral, têm apresentado raras iniciativas em termos de estímulo à qualificação, incentivos e valorização, especialmente dos jovens que deveriam ser estimulados a fazer a sucessão familiar.

Perdidos no tempo

Em uma entrevista concedida a um veículo de comunicação local, o prefeito e o vice de Arvorezinha parabenizaram os organizadores do Rodeio, e destacaram que era uma comemoração dos 50 anos de Arvorezinha, em seguida, corrigiram a falha e disseram que o rodeio era uma comemoração dos 50 anos do CTG Jango Borges, parabenizando inclusive a entidade pelo aniversário, destacando que estavam muito felizes por estarem comemorando esta data. Porém, é válido destacar que, em 16 de fevereiro, Arvorezinha comemorou 66 anos, e o CTG Jango Borges comemorou seu aniversário de 50 anos em maio de 2021. Ficando no ar a dúvida, afinal, no aniversário de quem pensavam estar os gestores?

Grandioso Rodeio

É imperativo reconhecer a grandeza do rodeio realizado no último final de semana pelo CTG Jango Borges, um dos maiores da história, o qual demostra todo o potencial dos rodeios em termos de atração de público. Apesar de todo o esforço da patronagem em prol da organização do evento, que se diga de passagem foi uma das melhores dos últimos tempos, é importante ressaltar que o espaço do Parque de Eventos de Arvorezinha não comporta mais eventos desta magnitude, não apenas pela sua estrutura precária, mas também e muito porque suas dimensões são limitadas. Também é imperioso aceitar que não é mais possível viver de promessas mirabolantes. Quando nos discursos empolgados e embalados se promete mundos e fundos, dizendo-se tudo o que principalmente os tradicionalistas querem ouvir, passam quatro anos e o parque se quer é roçado no período, quanto mais ser ampliado. É preciso sair do discurso e ir para a prática, é preciso definir qual o discurso será colocado em prática, e por último, pensar em viabilidade e colocar o projeto no orçamento do próximo ano.

9,12%

Quando o prefeito Clóvis assumiu, disse em um de seus primeiros discursos e entrevistas que sua prioridade número um seria implementar os 9,12% na folha de pagamento dos servidores, para que a situação recorrente dos precatórios fosse estancada. Passaram-se três meses de governo e morreu o assunto. No caso, o prefeito anterior, Jaime Borsatto, sempre fazia questão de reforçar que não tinha dinheiro porque tinha que pagar os precários gerados pelas ações trabalhistas. E agora, que já economizou três milhões, não seria o momento oportuno para resolver de vez a situação?

Laçadores felizes

O prefeito Clóvis Roman e o vice Dani Lima fizeram questão de deixar os laçadores do Jango Borges muito felizes, já que ambos se comprometeram a conceder o transporte aos laçadores que vão todos os finais de semana laçar em outras cidades. Muitas são as apostas na influência do vice neste anúncio, já que ele é laçador.

Só para o ano que vem

Esta semana, foi anunciado pela Administração Municipal que a implementação da Escola Cívico-Militar, que tinha sido anunciada como prioridade e seria rapidamente implementada, ficou para o ano que vem.  Muitos se perguntam: Mas como funciona a Escola Cívico-Militar? O que vai dispor de tão fenomenal? É importante esclarecer que a implementação é um ato administrativo e que basicamente a escola passa a contar com um ou dois monitores, sendo estes militares, geralmente aposentados, que irão coordenar algumas ações de cunho disciplinar. Porém, em termos de conteúdo e metodologia, nada muda. Ou seja, muito barulho para criar muita expectativa, mas, na prática, entrega limitada.

E a reforma?

Prometida para maio de 2025, a reforma da Escola Orestes de Brito Scheffer é outra ‘lenda’, que deverá demorar um pouco mais para sair do papel.   Uma vez que não está prevista no orçamento municipal de 2025, ainda não conta com projeto e não tem se quer um orçamento definido. Talvez até maio, fique pronto o projeto. Aos poucos, o prefeito vai descobrindo como funcionam as coisas.

Nada de máquinas

Mais de 60 dias já se passaram desde o anúncio do Governo do Estado para a reforma na ERS-332 e, até agora, nada de máquinas trabalhando na recuperação da rodovia. O que se vê, por enquanto, é apenas a limpeza de algumas valetas e marcações ao longo do trecho. Será que a obra vai sair logo do papel ou vamos continuar contando os dias? Torcemos para que as promessas não fiquem só no discurso e os trabalhos comecem de fato logo.

Até agora, sem homologação

Enquanto alguns Municípios ainda lidam com a estiagem, a demora do Estado em homologar os pedidos de emergência gera revolta nos gestores e, principalmente, nos agricultores. A burocracia parece não ter pressa, enquanto as lavouras já contabilizam prejuízos. Prefeitos e secretários de Agricultura cobram agilidade do Estado na homologação.

Aposta no desenvolvimento industrial

Os vereadores de Fontoura Xavier aprovaram por unanimidade a concessão de uso de uma área do município para a instalação da empresa Industrial do Mate Vison Ltda. A iniciativa promete impulsionar a economia local, gerando empregos e movimentando a indústria. Nos bastidores, se viu que a aprovação foi tranquila, sem polêmicas ou resistência, o que demonstra alinhamento entre os legisladores quando o assunto é desenvolvimento. Agora, fica a expectativa para ver os próximos passos da empresa e os benefícios que trará para a comunidade local.

Vison investindo

A Industrial do Mate Vison está apostando muito na região e investindo pesado na ampliação da sua unidade em Ilópolis. O grupo também tem planos para ampliar a capacidade de produção de Arvorezinha. Além disso, apostam fortemente no potencial de Fontoura Xavier.

Mais $$ para a saúde

O deputado Giovani Cherini do PL, recentemente visitou Fontoura Xavier e anunciou a destinação de R$ 150 mil para a saúde, somando mais de R$ 4 milhões já investidos no Município. O evento reuniu lideranças locais, incluindo o vice-prefeito, Paulo Quevedo, vereadores e apoiadores.

Mudança no quadro

O cenário político-administrativo de Camargo passou por mudanças nesta semana.  Kleber Maurina deixou o comando da Secretaria da Cidade, Indústria, Comércio e Serviços para retomar suas funções na área de compras, licitações e contratos. Quem assume seu posto é Diego Miri Brugnera, técnico em Agropecuária pela ETAC, com experiência na BRF e na Granja Santo Antônio. Outra mudança foi na Secretaria de Administração e Planejamento: Greici Dalacorte Borelli se afastou para seguir novos caminhos profissionais. No lugar dela, entra Eduarda Fioravanzo, que possui formações em Gestão de Recursos Humanos, Ciências Contábeis e Administração pela IDEAU de Passo Fundo. Ambos os novos nomes já integravam a equipe da municipalidade.

Itapuca 33 anos

Itapuca celebrou ontem seus 33 anos de história. Pequeno no tamanho, mas grande no acolhimento, o município já havia realizado suas festividades em fevereiro. Mas, para marcar a data, o prefeito Delavir Scorsatto decretou feriadão hoje.  Assim, os funcionários municipais ganharam um tempinho extra para cuidar da vida pessoal. Nada mal, hein? Parabéns, Itapuca!

Sem campeonato

Uma notícia pegou muitos amantes do futebol local de surpresa. A Diretoria do Esporte Clube São Luiz emitiu uma nota sobre o adiamento do tradicional campeonato de futebol de campo, sem data definida para seu início. O motivo? Conversas de rua dão conta de que a falta de ajuda por parte do Poder Público Municipal teria sido uma das causas.

Uva em alta

A colheita da uva no Rio Grande do Sul está quase no fim e promete ser histórica. Segundo projeção, a produção deve alcançar as 750 mil toneladas esperadas, superando 2020 em qualidade. O clima seco favoreceu os parreirais, elevando o grau Brix das uvas em pelo menos dois pontos em relação ao ano passado. Além disso, a cadeia produtiva cresceu 38,5%. No entanto, a falta de mão de obra segue como um desafio, impulsionando investimentos em mecanização.

Trigo em baixa

Por outro lado, a área plantada com trigo deve cair 2,1% em relação à safra anterior, totalizando cerca de 3 milhões de hectares no país. Segundo a Conab, essa redução está ligada às incertezas climáticas e à volatilidade do mercado, fatores que impactam as decisões dos produtores. Seguindo a lógica, produtores de Arvorezinha da localidade de Candido Brum, que vinham investindo no cereal, não deverão cultivar o grão neste ano.

Inauguração

A presidente do STR de Putinga Adriana Polese e sua equipe estão de Parabéns, o STR vai inaugurar a reforma realizada no supermercado do STR, na sexta-feira, dia 28 de Março.

Sara Culau é destaque do laço

A pequena Sara Culau, de Anta Gorda, tem se destacado na região em suas participações em rodeio, com o tiro de laço. Ela tem ganhado diversos troféus e sempre faz bonito nas armadas. Uma grande promessa para o tradicionalismo.

Trágico acidente

Toda comunidade de Arvorezinha ficou chocada com a notícia do afogamento de uma criança de apenas quatro anos. É preciso todo acolhimento a essa mãe e essa família, evitando os comentários desnecessários, que algumas pessoas se julgam no direito de fazer, algumas até mesmo de cunho político. Que sejamos mais empáticos e solidários, mais acolhedores e menos julgadores.

Visitas na ponte

Os responsáveis pela empresa EcoPontes visitaram o município de Guaporé e foram até a divisa do município com Anta Gorda, onde estão ocorrendo as obras da ponte. O andar das obras está seguindo o cronograma, sem atrasos consideráveis. A previsão de entrega é até a metade do ano de 2025.

Mulheres que inspiram mulheres

Olhos marejados, muita beleza e poder feminino na noite da última sexta-feira, no evento Mulheres que inspiram Mulheres, em sua 2ª edição. A organização recebe aplausos por todo trabalho realizado durante o evento e pós-evento, quando todo lucro foi destinado aos trabalhos da Liga de Combate ao Câncer de Arvorezinha. A empresária Fabrine Borille que muito se dedicou em prol da realização deste evento, correndo todos os riscos e enfrentando todos os desafios e críticas, o nosso reconhecimento e valorização.

Projeto de artesanato

A Escola da Linha Quarta, a Augusto Meyer, tem desenvolvido um belo projeto junto aos seus alunos, de valorização e conhecimento das técnicas de artesanato. No município de Anta Gorda tem a associação dos artesãos e sua presidente esteve junto aos estudantes mostrando o trabalho realizado. Além dos produtos, foram abordados temas como a história do artesanato. Esse resgate cultural é para mostrar para os mais jovens que o artesanato pode ser uma profissão, uma fonte de renda ou um hobbie, mas que sempre deve ser valorizado.

 

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
23,600SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS