Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioDestaqueUniversitários receberão auxílio

Universitários receberão auxílio

O transporte para as universidades tem um alto custo, o qual dificulta a continuidade dos estudos para muitos estudantes. Em Fontoura Xavier não é diferente, por isso, alguns estudantes procuraram a Administração Municipal pedindo ajuda para custear o transporte.

São aproximadamente 50 universitários no município, divididos entre Soledade, Passo Fundo e Lajeado, que estudam na UPF e na Univates. Destes, cerca de 14 já estão com aulas presenciais, e, portanto, utilizando o transporte.

O secretário da Administração, Rudinei Farias, conta que assim que foi procurado pelos estudantes agendou uma reunião para definir de quanto seria a ajuda. “Quando nos procuraram falei com o prefeito Luiz Armando Taffarel, e ele se colocou a disposição para ajudar. Então nos reunimos para saber qual a necessidade deles, quanto custa o transporte e quanto conseguiríamos ajudar. Assim, eles fizeram um levantamento e chegamos ao valor inicial de R$ 5 mil, que cobre aproximadamente 50% do custo”.

O secretário afirma que conforme a necessidade, quando o número de alunos com aulas presenciais aumentar, o auxílio também será aumentado. “Acredito que para esse ano não será necessário aumentar o valor, mas quando tiver mais alunos vamos aumentar a ajuda. Inclusive, para o ano que vem vamos pôr no orçamento do município o recurso para os universitários”.

Como não existe mais a associação dos universitários, não há como fazer um repasse. Por isso, a empresa que fará o transporte será contratada pelo município. “Vamos fazer uma dispensa de licitação para contratar a empresa, já estamos com o processo em andamento. O jurídico está realizando os trâmites necessários”, salienta Farias.

Grande ajuda

A universitária Bruna Pagnussat Ferreira cursa Engenharia Ambiental Sanitária na UPF, campus Passo Fundo, e conta que nos cinco anos em que está estudando poucas vezes recebeu ajuda no transporte. “Essa ajuda será muito importante, poucas vezes recebemos auxílio, que me lembre a Câmara de Vereadores uma vez repassou um recurso. Mas, a maior parte do tempo pagamos o valor cheio”.

Ela finaliza: “Teve semestres que o valor chegou a R$ 600 ao mês, isso dificulta muito, então essa ajuda vem em boa hora, só mesmo a gradecer a Administração que ouviu os nossos anseios”.

Transporte tem um alto custo e universitária agradece auxílio

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.