Número de casos aumentou nas últimas semanas no Estado
Por Oneide M. Duarte
O Rio Grande do Sul registrou nos últimos dias um aumento significativo no número de novos Covid-19.
Depois da última alta de casos que beirou 590 internações, em fevereiro deste ano, o mês de março foi marcado por uma queda dos índices, enquanto abril registrou estabilidade na ocupação de leitos de UTI. Na quele mês, 32.330 pessoas estavam contaminadas. Porém, em maio o número chegou a 77.766 casos confirmados, uma elevação de 140,54% em relação ao mês anterior. Consequentemente, o crescimento de mortes foi a tônica em maio, com 208 óbitos registrados, superando os dados do mês anterior, 185 vidas perdidas.
A taxa de ocupação geral em UTIs do RS era de 74,1%, no início da semana. Ao todo o estado conta com 2.495 leitos.
Arvorezinha teve crescimento de casos
No município onde mais de 2.620 casos da doença já foram registrados, há cerca de 15 dias houve um crescimento de novos casos, que chamou a atenção dos profissionais de saúde. A enfermeira Bruna Baldissera, que atua junto ao Posto de Saúde do centro e é responsável pela Vigilância Epidemiológica no município, lembra que a procura pela vacina em sido boa para o público alvo, porém foi registrado recentemente esse aumento de casos.
“Tivemos um pique de 14 pessoas com casos novos em uma semana, e isso chegou a nos preocupar, mas depois disso os casos caíram novamente. Felizmente as pessoas estão fazendo as vacinas e isso é muito positivo”, afirma Bruna. A enfermeira lembra que para evitar o surgimento de novos casos, é importante que as pessoas mantenham os cuidados como usar a máscara em estabelecimentos de saúde, como postos, clínicas e hospitais e usar o álcool em gel sempre que possível. “Somente desta forma vamos continuar afastando esse vírus, que já nos causou tantos males”, explica.
A enfermeira lembra ainda que com o avanço da vacina, os sintomas têm sido leves nos pacientes que contraíram a doença.
Município chega a 30 mortes pela doença
Na última semana foi confirmada a trigésima morte em função da Covid-19 no município. Trata-se de uma paciente de 92 anos com comorbidade, que estava internada no hospital. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde. A confirmação consta no atestado de óbito da vítima. Ainda, de acordo com a Pasta, a mulher estava com o quadro vacinal em dia.
Secretário pede cuidado
Para o secretário municipal de Saúde, Daniel Borges de Lima, a população deve continuar mantendo os cuidados de prevenção para evitar o ressurgimento dos casos no município.
Na região
Na região os números têm se mantido estáveis, como em Itapuca, Doutor Ricardo e Nova Alvorada, onde nenhum caso novo foi registrado nas últimas semanas, e Camargo, onde apenas um caso foi testado positivo recentemente. Em Ilópolis foram registrados seis novos casos na última semana e em Putinga até o início desta semana eram três pacientes positivados.
Em Fontoura Xavier, segundo o último boletim Epidemiológico, o município contabilizava sete pacientes ativos.