Um dos objetivos da clínica é expandir, em breve, seus atendimentos para outras áreas da saúde

Situada na Rua Duque de Caxias, 503, sala 102, em Encantado, a conceituada Clínica Bergamaschi leva o sobrenome de seu fundador, o pediatra Nestor Bergamaschi, e do filho João Augusto que atua há dois anos na área de otorrinolaringologia.
Um dos objetivos do empreendimento, que recentemente mudou de “Clínica Médica Nestor Bergamaschi” para “Clínica Bergamaschi” com alteração também da marca e reforma e ampliação do espaço físico, é em um futuro próximo, disponibilizar um atendimento multidisciplinar, com exames e consultas em outras áreas da saúde. “A Clínica Bergamaschi realiza atendimento médico nas áreas de pediatria e otorrinolaringologia, além de exames de endoscopia da via aérea superior (nariz e garganta) e laringoscopia, oferecendo um serviço especializado e de qualidade para toda a comunidade da região do Alto Taquari”, conta o jovem médico João Augusto Bergamaschi.

O profissional
Formado em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) no ano de 2013, João Augusto deu início em 2014 à residência médica em otorrinolaringologia, no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) concluindo em 2017. Nesse mesmo ano, iniciou especialização em otologia – subárea da Otorrinolaringologia, também no HCPA, para aperfeiçoamento do tratamento clínico e cirúrgico das doenças do ouvido como surdez, tontura e desequilíbrio, zumbido, infecções crônicas do ouvido (otites).
O jovem destaca que a escolha profissional remonta ainda a sua infância, com o exemplo do pai, médico pediatra. “De maneira nenhuma houve um pedido da parte dele para que eu seguisse a mesma profissão, mas o exemplo, visto e vivido em casa, do zelo, da preocupação com os pacientes, com a saúde e o bem-estar da comunidade e da gratidão que eu presenciava dos pacientes e familiares, fez com que eu escolhesse a minha profissão desde cedo”, conta.
“Lembro que gostava de ir, principalmente à noite e aos finais de semana, ao hospital enquanto meu pai fazia visita ou atendia algum paciente no pronto-atendimento. Também me interessava folhear os livros de Medicina, vendo as figuras e querendo que ele me explicasse o significado do que ainda desconhecia. Enfim, me pareceu natural a escolha da profissão e não lembro de ter pensado em exercer outra atividade na vida”, recorda.
Quanto à escolha pela especialização em otorrinolaringologia, João Augusto destaca que se deu por volta da segunda metade da faculdade de Medicina. “Foi durante o estágio que realizei na área, quando me interessou muito o fato de ter uma combinação de atividade em consultório e em bloco cirúrgico. Me encantou o fato de ser uma especialidade muito resolutiva, em que contribuímos para a pronta melhora e resolução das queixas dos nossos pacientes, seja com medicações, terapias ou cirurgias”, pontua.

Atendimento
Os atendimentos da Clínica Bergamaschi são de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. Os agendamentos podem ser feitos pelos telefones (51) 3751-1414 e (51) 99991-2414.
Além da cidade de Encantado os atendimentos de otorrinolaringologia também são realizados em Lajeado, na Clínica Dr. Wilson Dewes.

Saiba Mais
O otorrinolaringologista é o médico especialista, clínico e cirurgião, que trata das doenças da boca e garganta, nariz e ouvidos, sejam elas infecciosas, inflamatórias, agudas ou crônicas, e também de tumores que acometem essas áreas.
O “otorrino”, como é mais conhecido, cuida dos pacientes desde os primeiros meses de vida até os mais idosos, tratando de patologias como a rinite, amigdalite, sinusite e otite; problemas nas cordas vocais, laringites; alterações funcionais como zumbido, surdez, tontura, roncos e apneias.
Também é o médico especialista em cirurgias, como desvios de septo, cirurgia de amígdala e adenoide, correção de infecções nos ouvidos, cirurgias de tumores de cabeça e pescoço e ainda cirurgias estéticas, como orelha de abano e alterações da forma do nariz.

 

Clínica passou recentemente por reforma e ampliação do espaço físico para melhor atender
Clínica passou recentemente por reforma e ampliação do espaço físico para melhor atender
Clínica passou recentemente por reforma e ampliação do espaço físico para melhor atender
João AugustoBergamaschi
atua como otorrinolaringologista

Deixe seu comentário