Secretaria Estadual de Agricultura divulga como regularizar viveiros florestais

179
Viveiros de mudas de erva-mate também devem estar regularizados

A inobservância das obrigações inerentes às atividades de produção, armazenamento, importação, exportação e do comércio de sementes, de mudas ou de material de propagação, pode gerar algumas penalidades, isoladas ou cumulativas como advertência; multa; apreensão das sementes, das mudas ou do material de propagação;  condenação das sementes, das mudas ou do material de propagação; suspensão da inscrição no Renasem; e  cassação da inscrição no Renasem.

Conforme a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, a  pena de multa, aplicada conforme gravidade e tipo de infração, em acordo ao Decreto 10.586/2020, varia de cinco a 125% do valor comercial do produto ou de R$ 1 mil até R$ 36 mil. Para fins de fixação da penalidade, serão consideradas as circunstâncias atenuantes e agravantes.

 

Passo a passo para regularização

Acessar o sistema no endereço eletrônico http://sistemasweb.agricultura.gov.br/renasem/ Clicar em menu, inscrição, comerciante novo. Preencher todos os campos e imprimir o requerimento. O representante legal do empreendimento assina e, no caso da atividade de comércio de sementes e mudas, escanear e envia por e-mail para [email protected].

Deve enviar também o Formulário de Adimplência e Categoria; Contrato Social (ou certificado MEI – CCMEI); comprovante de situação cadastral do CNPJ; comprovante de Inscrição Estadual, Guia de Arrecadação (GA) e comprovante de quitação da mesma; e, quando for o caso, formulário de relação de filiais.

Para atividades além do comércio de sementes e mudas (armazenagem, beneficiamento, pessoa física, produção, reembalagem, responsável técnico), o registro deverá ser realizado junto ao MAPA. Informações através do e-mail [email protected] ou telefone (51) 3284-9534.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome