Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioMunicípiosAnta GordaAgronegócio impulsiona a arrecadação de Anta Gorda

Agronegócio impulsiona a arrecadação de Anta Gorda

 Os sete maiores contribuintes do município na área comercial e industrial estão ligados ao agronegócio

 

O município de Anta Gorda tem sua matriz econômica e tributária extremamente vinculada ao agronegócio, além do fato de 62% da população local ainda residir no meio rural e trabalhar com a atividade primária, que é bastante diversificada no município e possui um elevado potencial econômico, as empresas locais, em sua maioria, também atuam diretamente vinculadas ao agronegócio.

As sete maiores contribuintes do município atualmente, segundo dados da Secretária Estadual da Fazenda, com base no ano de 2019, são empresas que atuam direta ou indiretamente com o agronegócio.

Em primeiro lugar está a empresa distribuidora de produtos voltados ao agro, Diamaju Agrícola LTDA, responsável pelo retorno de 8,64% do total arrecadado. A Diamaju comemora neste ano de 2021, 30 anos de atuação na área, e está organizando uma ampla programação para comemorar a data.

Em segundo lugar está a Cotrilac Com. Transp. e Ind. de Lácteos LTDA, que atualmente está industrializando aproximadamente dois milhões de litros de leite por mês. A Cotrilac conta com produtores parceiros em Anta Gorda, Ilópolis, Dois Lajeados, Vespasiano Corrêa, Capitão, Encantado, Arroio do Meio, Travesseiro, Doutor Ricardo, Nova Bréscia, Forquetinha, Vila Maria, Casca, Marau, Serafina Corrêa, São Valentim do Sul, Santa Clara do Sul, Teutônia, Cruzeiro do Sul, Colinas, Roca Sales. A indústria comercializa seus produtos para todo o Estado do RS, grande SP e RJ.

A Cotrilac além de gerar impostos, também gera empregos, atualmente a empresa conta com 60 colaboradores diretos que se dedicam a produção de queijos, ricota, nata e bebida láctea da marca Bela Estância e Latsul, a empresa é responsável pela arrecadação de 2,10% do retorno do ICMS referente ao comércio e a indústria.

 

 

Em terceiro lugar como maior arrecadadora está a Agrodalla, contribuindo com 1,23% do total arrecado no município. A empresa atua no ramo de distribuição de cereais, tendo encontrado na expansão do mercado pet, um nicho muito interessante de mercado. Veja a matéria completa na sequência.

Além destas, estão o Frigorífico R. Moretto, que abate suínos e industrializa a carne e derivados, dispondo de uma ampla variedade de produtos no mercado, a Sommar Soluções Agrícolas, que atua na área do comércio e distribuição de produtos agrícolas, a Impra e Expra Agrevi LTDA e a Comércio de Produtos Agroveterinários Moresco LTDA.

 

 

Anta Gorda

Agrodalla: de Anta Gorda para o Brasil

Além de ser a terceira empresa em arrecadação de ICMS para Anta Gorda, o empreendimento atende vários Estados brasileiros

 

Instalada em uma área de 10 mil m², sendo 2,5 mil m² de área construída, a Agrodalla conta com sede própria localizada na Linha Viena, interior de Anta Gorda. Com equipamentos de última geração, equipe de profissionais competente e atualizada, a empresa fornece aos seus clientes produtos da mais alta qualidade.

O início

A família Dalla Vecchia trabalha no ramo cerealista desde 1983. Tudo começou pela iniciativa do patriarca Volmar Dalla Vecchia, que trabalhava exclusivamente com rações, concentrados, milho, milho pipoca e feijão. Posteriormente, com o crescimento do mercado pet, passou a trabalhar com grãos para alimentar pássaros, inicialmente com painço e girassol. “O pai teve a percepção de desbravar e desenvolver um negócio diferenciado e exclusivo no município de Anta Gorda, e também a nível de região”, comenta o filho de Volmar, Vinicius Dalla Vecchia, sócio da Agrodalla.

Em 1994, porém, o empreendimento passou por dificuldades. “Por isso costumo dizer que tivemos um começo lento, era um mercado que poucos acreditavam. A iniciativa de meu pai foi instintiva. Ele procurou este mercado por ser um tanto diferente na área agrícola, e por na época, ser um ramo com melhor valor agregado já que poucas pessoas comercializavam aqueles produtos. Admiro meu pai pelo empreendedorismo, persistência e empenho que segue assim até hoje, sendo que quando surge um produto, ele busca incessantemente mercado para poder vender, e tem dado certo”, frisa.

Foi no ano de 2005 que a Agrodalla foi finalmente fundada, empresa que hoje conta um uma equipe de 21 colaboradores diretos e com uma linha de mais de 40 variedades de grãos para pássaros, tendo como seu principal produto a aveia branca. Com grande abrangência de clientes nos estados da região Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espirito Santo, Bahia e Pernambuco.

 

Faturamento

Fruto de muito trabalho e empenho na busca pela qualidade, a Agrodalla é hoje a terceira empresa na lista daquelas que mais arrecadam ICMS para o município. “Começamos pequenos e com o passar dos anos o negócio expandiu, chegamos a novos clientes, e hoje temos grandes empresas para as quais fornecemos. É muito gratificante para nós ser uma empresa do município de Anta Gorda, sendo a terceira em arrecadação de ICMS. É motivo de orgulho, pois por trás desses números tem muito trabalho, empenho e dedicação”, finaliza Vinícius.

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.