Essa matéria é exclusiva para assinantes.

Já sou assinante!

InícioDestaqueColocar prestações de contas em dia é prioridade

Colocar prestações de contas em dia é prioridade

Devido a falta de prestação de contas, Assistência Social deixa de receber recursos

Uma nova assistente social está trabalhando junto à Secretaria de Assistência Social de Fontoura Xavier. Nair Hilário Sabadin atuou por muito tempo no município de Soledade, onde trabalhou até 2020. “Em Soledade me aposentei em 2019, mas trabalhei até o ano passado. Lá, atuei inicialmente no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), e mais tarde eu passei a fazer parte da gestão. Fiquei como assistente social técnica da gestão do Município. Me aposentei definitivamente em 2020, mas não me adaptei em ficar em casa, então quando surgiu essa oportunidade de vir para Fontoura Xavier, eu vim. Trabalho aqui trinta horas semanais”.

A assistente social conta como será o seu trabalho no Município. “Aqui em Fontoura Xavier vou trabalhar na gestão da assistência social do município, fazendo algumas horas no Creas também. Então, vou fazer a parte de gestão e a parte de assistente social do Creas”.

Ela acrescenta: “Na verdade, eu ainda não estou me inteirando muito da questão social, porque estou ocupando mais a minha carga horária nesse momento para ver a questão de algumas regularizações da parte de recursos. Verifiquei que tem algumas prestações de contas de gestões anteriores que não foram feitas e estão com irregularidades. A prestação para o Fundo Nacional da Assistência Social não foi feita em 2015. Então, estou reunindo a documentação, e juntamente com o jurídico, vamos fazer e regularizar”.

Além dos recursos federais, Nair ressalta que os estaduais também estão com pendências. “A outra prioridade que nós temos aqui na Secretaria é também fazer regularização do Fundo Estadual Social, que tem algumas pendências com recursos que vêm tanto para o Centro de Referência da Assistência Social (Cras), como para o Creas. Como algumas prestações de contas não foram feitas, então nesse momento eu estou ocupando todo o meu tempo para juntar toda essa papelada, para responder e refazer algumas prestações de contas”.

Devido a essas irregularidades, o Município deixou de receber recursos, e isso, segundo Nair, dificulta o trabalho social.  “A próxima tarefa prioritária é a questão de ver porque alguns programas estão sem receber recursos, se está faltando alimentação de dados, ou alguma outra pendência que fez com que os recursos fossem interrompidos. Eu preciso ver se tem uma alguma situação que não está correta no Bolsa Família e também no programa Criança Feliz, que é do Governo Federal. Pois olhando as planilhas de recursos, eles, em algum momento pararam de mandar e agora estou tentando ver o que está faltando para que se regularize essas situações e o Município volte a receber”.

O trabalho de Nair não vai se limitar a parte burocrática, ela afirma que também vai atuar nos programas e ações sociais. “Hoje estou mais na parte da gestão orçamentária e financeira dos recursos da Secretaria, mas no Creas e no Cras eu faço a parte social, eu sou assistente social, vou acompanhar as visitas, vou acompanhar toda a demanda que precisar orientações da parte social.  Porém, para ter esse trabalho social, precisa dessa parte dos recursos, então acho que isso realmente é a parte mais importante no momento”.

A profissional conta que é natural do município e afirma que quer desenvolver um bom trabalho para a população. ”Eu já fui para algumas comunidades do interior, na verdade, para mim não é muito estranho, porque nasci aqui. Meus pais moraram na Picada Silveira até o ano passado, mas a realidade que encontrei hoje é totalmente diferente da que eu conhecia trinta anos atrás. Estou muito feliz em retornar e ver que a população é muito receptiva. Me coloco à disposição para ajudar e fazer o melhor por todos que buscarem auxílio aqui na Assistência Social”.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.