Essa matéria é exclusiva para assinantes.

Já sou assinante!

InícioDestaqueCOSEMS/RS: 35 anos atuando em defesa de políticas públicas de saúde

COSEMS/RS: 35 anos atuando em defesa de políticas públicas de saúde

Secretário de Itapuca fala de como é fazer parte do grupo que faz a diferença na saúde

O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS) completou em 20 de junho 35 anos de atuação no Estado, em defesa da saúde pública e do Sistema Único de Saúde (SUS), junto aos municípios gaúchos.

Participando do COSEMS, como conselheiro fiscal desde janeiro de 2021, o secretário de Saúde de Itapuca, Flávio Scorsatto, fala da importância da instituição para incentivo, suporte e troca de experiências. “Nos dias 23 e 24 tivemos em Porto Alegre um encontro relativo aos 35 anos da instituição, onde a participação de diferentes autoridades representativas do meio da saúde pública nos traz a troca de experiência, valores e suporte, em um momento de crise sanitária que estamos passando com a pandemia. O conselho participa da construção, desenvolvimento e defesa do SUS, preparando-se para os diversos desafios apresentados”, explica Scorsatto.

Um dos assuntos mais abordados no momento, com certeza é a pandemia do novo coronavírus e a vacinação da população, e o COSEMS tem tido um destaque na gestão de politicas públicas. “O conselho definia, em conjunto com a Secretaria do Estado, como seriam realizadas as vacinações, com voz ativa e participação. E sempre que é feito algum tipo de vacinação, nós aguardamos a resolução da CIB, então com um aval documentado do que se pode ou não fazer, são iniciadas as decisões e divulgado o calendário de vacinações. Isso não é apenas com as vacinas, mas com tudo que é compactuado ao Estado, pois essa resolução exemplifica quem pode ser e os critérios a serem seguidos”, continua o secretário.

A CIB é composta pelas Comissões Intergestores Bipartite, que acordam sobre a organização e funcionamento das ações e serviços de saúde, sendo no âmbito estadual, vinculadas as Secretarias Estaduais de Saúde, para efeitos administrativos e operacionais.

Projetos futuros do Conselho

Normalmente é o Estado quem determina os rumos que serão tomados, mas a diretoria do COSEMS tem sua participação ativa nas decisões e em encontros virtuais, debatendo questões de melhorias, trazendo a voz de todos para contribuir com o desenvolvimento e melhoramento da Saúde Pública.

“Sempre tentamos expor as nossas ideias e nossas diferentes realidades, sempre há assuntos a serem debatidos, hoje o foco é a Covid, mas não apenas isso, tratamos também de regulamentações de hospitais, o dia a dia no atendimento, que pode parecer um pouco esquecido, mas não está, pois os trabalhos diários de atendimentos continuam”, explica Scorsatto.

O Estado do Rio Grande do Sul foi o primeiro a criar o Conselho, depois o modelo se expandiu para outros Estados. “Um dos nossos projetos futuros é a manutenção das secretarias participantes, tornando o COSEMS cada vez mais forte para poder discutir nossas demandas com o Governo do Estado e manter o trabalho de informação e representação das Secretarias Municipais diante do Estado”, finaliza.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.