Por Divanei Mussio
Ela tem 92 anos, mora em Arvorezinha e tem um hábito que deixa sua mente muito ativa e desperta a admiração das pessoas: a leitura.
Dona Dileta Zen espera, todas as sextas-feiras, a chegada do Eco Regional para ler todas as notícias, e um detalhe: ela lê e relê as páginas do jornal. “Leio tudo, mas o que mais gosto, são as notícias de Arvorezinha. Quase não saio de casa, então gosto de saber o que está acontecendo”, revela, sentada confortavelmente perto do fogão a lenha e na companhia do genro e das filhas, com quem divide e comenta as notícias. E ela tem até um método de leitura: “primeiro dou uma passada por cima, depois vou lendo o que acho mais importante, até ler tudo, para ficar sabendo de todas as notícias”, descreve, contente e satisfeita.
A simpática senhora, na verdade, como revelam os familiares, lê qualquer papel escrito que tem acesso; ela é uma apaixonada pela leitura e alimenta sua mente com ela. “A gente fica mais esperta, aprende mais, aprende a falar, fica sabendo das coisas, ocupa a cabeça. Não é bom ficar sem fazer nada; bom é ocupar o tempo para aprender coisas novas, entender como o mundo está, aprender novas palavras”, complementa, mostrando uma energia contagiante e sendo exemplo para os mais jovens e também para os mais idosos de como a leitura influencia e impacta positivamente a vida de qualquer pessoa.
Dona Dileta perguntou à reportagem do Eco Regional que foi até sua casa: “como que vocês se lembraram de mim?”. A resposta foi que sua fama de leitora chegou longe e que serve de exemplo. Ela, então, abriu um largo sorriso, agradecendo pela lembrança, garantindo que hoje, ao receber o jornal, a primeira página a procurar será a Coluna do Leitor.
Obrigada, dona Dileta! Boa leitura. A senhora nos orgulha imensamente.