Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioMunicípiosArvorezinhaÉ apresentado em Arvorezinha o projeto de IG da erva-mate

É apresentado em Arvorezinha o projeto de IG da erva-mate

Ocorreu na última sexta-feira, 3, no auditório da prefeitura municipal de Arvorezinha a primeira reunião para apresentação do projeto de Identificação  Geográfica da erva mate para a região do Alto do Vale do Taquari.

Os responsáveis por promoverem o encontro foi o secretário de Agricultura, Eleandro Guarda e o presidente do conselho de agricultura de Arvorezinha, Jair Borges, organizando uma discussão sobre a erva mate, buscando desenvolver e melhorar cada vez mais o produto que é cultivado na região.

Estiveram presentes neste evento, o prefeito de Arvorezinha, Jaime Borsatto, o prefeito de Ilópolis Edemar Rovadoschi, representantes da Emater de Arvorezinha, conselheira responsável do Sebrae, representantes da Univates, o secretário de Agricultura de Ilópolis, Jurandir José Marques, o presidente do Sindimate, Álvaro Pompermayer,  o presidente da AA erva mate, Clovis Roman e diversos membros do conselho de agricultura do município.

“Esse trabalho está sendo realizado por diversas frentes, os colegas de Ilópolis, por meio do Jurandir, estão nos auxiliando neste projeto. Estamos nos reunindo pela primeira vez nesta noite, para discutirmos um melhor desenvolvimento na nossa região daquilo que temos de melhor. Esse é o começo, para vermos o que podemos melhorar ainda mais em cima do nosso produto”, explica Jair.

Em seu discurso de apresentação da proposta de IG, Jurandir, explica cada etapa que é necessária para que esta identificação seja reconhecida. “Identificação geográfica é conhecer melhor as nossas matrizeiras, é conhecer sobre as sementes, como são produzidas as mudas, enfim, é conhecer melhor nossas lavouras, o produto que temos. Pois para termos o reconhecimento que buscamos a engrenagem completa precisa funcionar, desde quem produz as mudas, quem planta, quem colhe, quem transporta, quem fabrica. É um empenho conjunto”, explica.

As Indicações Geográficas se referem a produtos ou serviços que tenham uma origem geográfica específica. Seu registro reconhece reputação, qualidades e características que estão vinculadas ao local.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.