Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioDestaqueEMEI Criança Feliz desenvolve projetos para o desenvolvimento dos alunos

EMEI Criança Feliz desenvolve projetos para o desenvolvimento dos alunos

Projetos de leitura, canto e dança ajudam na desinibição das crianças

A Escola Municipal de Educação Infantil Criança Feliz de Ilópolis está desenvolvendo dois projetos voltados ao desenvolvimento integral dos seus alunos.

A diretora Simone Chiesa afirma que esses projetos levam em conta a proposta pedagógica. “A proposta pedagógica da educação infantil é toda baseada no brincar e no interagir nas mais diferentes formas, assim a gente consegue desenvolver a criança na sua integralidade. No segundo semestre deste ano voltamos com a maioria das turmas todas no presencial todos os dias. Antes disso nós estávamos com as turmas intercaladas. A gente sentiu que com a pandemia muitas foram as lacunas que ficaram na educação infantil, e nas demais turmas, então nós estamos buscando meios e alternativas de estimular, de incentivar, e buscar sanar as lacunas que ficaram com as atividades remotas”.

Para sanar o déficit de aprendizagem desse período a escola está desenvolvendo um projeto de leitura, a diretora conta como é o desenvolvimento do projeto. “Para ter uma melhor integração e aprendizagem pós pandemia começamos com o projeto da hora do conto, que se chama Uma História de Cada Vez,  ele é realizado semanalmente por uma profissional diferente da profissional titular, professora que está na sala de aula, é uma outra professora que prepara essa hora do conto de uma maneira diferente, com fantoches, com histórias de varal, usando mais recurso que simplesmente um livro de contar histórias”.

Simone afirma que esse projeto é voltado para aguçar a curiosidade dos alunos. “A literatura infantil, na educação infantil, desperta curiosidade, estimula a imaginação, desenvolve a autonomia, o pensamento, proporciona diferentes vivências, emoções, sentimentos, e com a hora do conto desenvolvemos aos poucos nas crianças o gosto pela leitura de uma maneira prazerosa”.

A leitura é estimulada todos os dias em sala de aula, mas a diretora salienta que esse momento diferente é mais estimulante para as crianças.” O fato deles irem para outro ambiente para ouvir a história cria uma expectativa e essa expectativa acaba levando eles a criatividade”.

Canto e dança

Outro projeto desenvolvido na escola é o de canto, e de dança com as crianças na sala de aula. Esse projeto é desenvolvido pela professora titular. “Este projeto  se chama Expressões que Encantam, porque ali no momento ele canta, ele dança, ele recita um verso, fala uma parlenda, ele tá se expressando de diferentes maneiras, de diferentes linguagens e isso também vai desinibindo a criança”.

Simone afirma que nem todos os alunos gostam das atividades, até porque alguns são mais inibidos, mas que aos poucos todos serão atingidos. “Não são 100% dos alunos que são atingidos, alguns não gostam de participar, mas como esse processo se dá gradativamente aos pouquinhos, hoje a gente consegue com um, amanhã já se consegue com três e assim por diante. Um aluno que gosta e consegue desenvolver acaba motivando o coleguinha que é um pouco mais tímido. E assim vamos desenvolvendo a personalidade, para ter uma aprendizagem de maneira integral”.

Ela complementa: “Ninguém é bom tudo, mas cabe a nós ao menos desenvolver o melhor que a gente consiga em cada criança”.

 Apoio e engajamento

O trabalho é realizado na educação infantil com a parceria da Secretaria de Educação, afirma Simone.  “A Secretaria nos apoia em todas as atividades e nos dá suporte com recursos humanos, materiais didáticos, que nos dá condições de desenvolver as atividades”.

A diretora ressalta também o engajamento da equipe da EMEI. “Temos uma equipe muito parceira na escola, você sabe que direção sozinha não consegue desenvolver um bom trabalho, mas temos uma equipe que trabalha junto, que que coloca tanto aquilo que é positivo, quanto aquilo que não é tão bom junto ao grupo, sempre procurando fazer o melhor tendo como foco o desenvolvimento da criança”.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.