Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioDestaqueFestejos Farroupilha homenageiam Anita Garibaldi

Festejos Farroupilha homenageiam Anita Garibaldi

Os festejos Farroupilhas deste ano têm por objetivo homenagear e comemorar o bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi, uma das personalidades femininas mais cultuadas do Sul do Brasil. “Caminhos de Anita” pretende retratar a heroína conhecida por sua participação e envolvimento direto na Revolução Farroupilha (1835-1845). O tema dos festejos é uma homenagem aos caminhos percorridos por Anita e à sua bravura, inserida no contexto da Revolução Farroupilha.

A homenageada escolhida pelo CTG Rancho da Amizade, de Nova Alvorada, é Graciema Martello Bavaresco, que além de uma ativa participação na comunidade, sempre contribuiu para o fortalecimento da entidade e da cultura gaúcha. A patroa do CTG, Cristiane Casagrande, fala com carinho da escolha feita em 2021. “O CTG sempre foi para Graciema mais que uma entidade, é um local de valorização da cultura, diversão, amizade, uma família. Ela sempre esteve presente e participando dos eventos aqui realizados, mostrando sua paixão pelo tradicionalismo e pelo Rancho da Amizade”, explica.

A homenageada

Graciema Martello Bavaresco é a primeira filha de oito irmãos. Natural de São Pedro do Gramado, município de Camargo, tem Nova Alvorada como sua terra, desde muito jovem. Com 13 anos descobriu o talento para a costura, ofício que pratica até hoje e que ensinou sua filha.

“Eu me sinto honrada e nunca esperei receber essa homenagem, afinal, temos muitas mulheres fortes, batalhadoras e dignas desta honra, de ser chamada de Anita. Nós ajudamos na fundação deste CTG, aqui é o nosso chão, onde criamos nossa família dentro da tradição. Já fomos patrões, participamos das invernadas e sempre estamos ajudando no que for possível”, fala a homenageada.

Quando ela e o marido estiveram à frente da entidade, ela relembra com carinho os casamentos que eram realizados lá. “Dificilmente ficávamos um mês sem celebrar um casamento, é emocionante ver uma família se formando dentro do CTG. Nós trabalhamos muito para honrar nossas tradições e falo nós, por que nunca fizemos nada sozinhos, sempre fomos uma equipe forte e unida”, finaliza.

No dia 12 de setembro completam-se 40 anos de sua união com Jairo Bavaresco, casamento que lhe deu três filhos e duas netas. Graciema reside no centro de Nova Alvorada e recebe emocionada a homenagem prestada pela comunidade do Rancho da Amizade.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.