Investimento será dividido por etapas e busca ampliar galerias
Por Oneide Marcos
A Administração Municipal, através da Secretaria de Cidade, iniciou, nos últimos dias, uma importante obra de infraestrutura no centro da cidade, com foco na prevenção de alagamentos. A intervenção acontece no Arroio Cipó, nas proximidades da Avenida Edílio Luiz Chesties, com a Rua Guerino Casagrande, e envolve a duplicação das galerias pluviais que cortam a área urbana.
O secretário de Cidade, Indústria, Comércio, Segurança e Trânsito, Agnaldo Vivian, destacou que a obra é uma resposta direta aos eventos registrados durante as fortes enchentes do ano passado. “Vai ser feito um alargamento da tubulação, com a duplicação de todas as galerias, para evitar novos imprevistos de inundação nas casas da população”, explicou.
A execução será dividida em etapas. A primeira fase ocorre neste trecho, abaixo da avenida.
O secretário também ressaltou que a obra está sendo realizada com parte de recursos próprios do Município e que se trata de um projeto planejado há vários anos. “Já fazia tempo que o prefeito estudava essa duplicação, e agora conseguimos dar início à execução”, afirmou.
Ainda não há uma previsão exata para a conclusão, uma vez que o trabalho exige intervenções profundas em vias públicas. “É uma obra demorada, vamos ter que mexer nas ruas, desmanchar galerias antigas, refazer pavimentação e depois asfaltar tudo de novo”, detalhou Vivian.
Ele pediu compreensão por parte da população durante o período de obras. “É importante que os moradores e motoristas entendam que os transtornos são temporários, mas os benefícios serão permanentes”.
Além das galerias, há planos para remanejar a garagem de obras do município, uma medida que também visa minimizar impactos em caso de novas chuvas intensas.