Na última segunda-feira, 17, iniciaram-se as oficinas de artesanato do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município de Putinga. Lilian Lima da Silva, educadora social artesã do Cras falou sobre o início das oficinas de artesanato da unidade: “Na segunda-feira começamos com o grupo Fazendo Arte um, que será quinzenal; já existem duas turmas da segunda de manhã, à tarde atendemos Bolsa Família, turmas do PCDs, há três grupos ‘Kids’, que iniciarão na terça-feira, mais um grupo de turma mista, todas relacionadas à oficina de artesanato. Todas as oficinas são realizadas na unidade, a única oficina realizada externamente é a oficina dos PCDs, que tem suas próprias salas”.
Lilian falou sobre como andam os PCDs, que significam qualquer pessoa que possua uma deficiência duradoura: “Sempre fazemos um planejamento no início, com as professoras que os atenderão, que até agora está indefinido, e temos um pequeno trabalho que oferecemos, já que eles gostam muito de brincadeiras, é um trabalho que é relativo, por exemplo, faremos festa de páscoa, mas iremos misturar com dinâmicas”.
Lilian falou sobre quem pode se inscrever e participar das oficinas, que são totalmente gratuitas: “É para pessoas da cidade e interior; atualmente temos fichas de inscrições abertas para todo o público do município. Há oficinas específicas para o grupo do Bolsa Família, mas também existe o grupo misto; pessoas do interior e da cidade podem se inscrever, e quando aparece alguma vaga, eu entro em contato com a pessoa. As oficinas são totalmente gratuitas, nós oferecemos a aula, material e lanche”, finalizou Lilian.
