Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioDestaqueItapuca zera os casos da Covid-19

Itapuca zera os casos da Covid-19

Município já está há duas semanas sem registrar novos casos da doença

Nas últimas duas semanas, o município de Itapuca não apenas reduziu os casos de Covid-19, mas zerou os casos ativos, isolamentos domiciliares e esperas por exames laboratoriais.

De acordo com o secretário de Saúde, Flávio Scorsatto, a satisfação com os números é o reflexo do trabalho que está sendo feito. “Essa avaliação é muito positiva, ainda estamos em um momento delicado, mesmo com o andamento das vacinações, os cuidados básicos não estão dispensados”, diz Scorsatto.

A Secretaria de Saúde já está liberando vacinas para a população a partir dos 27 anos e a partir das próximas semanas a programação é baixar a faixa etária para 25 anos.

“Graças à vacinação está ocorrendo essa diminuição nos casos, e a comunidade continua utilizando máscara, álcool em gel, principalmente em locais públicos, como mercados, farmácias, até mesmo em velórios. A comunidade continua consciente dos protocolos sanitários”, explica Scorsatto.

De acordo ainda com o secretário, mesmo com o atual controle da contaminação em Itapuca, as restrições não foram retiradas. “Claro que com as mudanças de bandeiras e protocolos do Estado, algumas coisas começam a ser liberadas, como jogos de futebol ou eventos realizados ao ar livre. Deve haver uma flexibilização maior com o avanço das vacinas, mas ainda é importante observar os protocolos, principalmente em ambientes fechados”, continua.

Vacinas são importantes para toda a população

A adesão pela vacina está sendo satisfatória em Itapuca, o que anima a Secretaria de Saúde. “Com o quantitativo que tem vindo, acreditamos ter toda nossa população adulta imunizada com a primeira dose até o final do mês de agosto. Nós sempre orientamos a população a fazer a vacina da gripe, pois é mais um preventivo e o nosso inverno está muito rigoroso e estamos com um número satisfatório de vacinados”, finaliza Flávio Scorsatto.

Vigilância Sanitária segue orientando a população

O fiscal sanitário, Fabio André, que atua no município de Itapuca, fala que as orientações são passadas de forma constante a comunidade. “Aqui a nossa situação é tranquila, tanto na prevenção como na consciência de todos. Nós já contamos com um grande grupo de pessoas vacinadas, o que ajuda muita essa queda drástica nos números”, começa Fábio.

É sempre destacado o perigo da contaminação cruzada quando alguém de fora da casa ou da comunidade espalha o vírus. “Quando há eventos maiores, que há contato com pessoas de fora do circulo que estamos acostumados e restritos, há um risco maior de haver uma nova onda de contaminação, mas aqui está tranquilo, pois as pessoas respeitam e não fazem grandes aglomerações”, explica.

“Ainda não é o retorno às atividades normais, como todos esperam, mas já é uma boa notícia. Zerar os casos em Itapuca significa que os cuidados estão surtindo efeito, por isso eles devem ser mantidos. Mas, é sempre uma boa notícia. Até o final do ano esperamos estar com tudo liberado, respeitando sempre os decretos federais, estaduais e municipais. Mas, que já tenha o retorno das atividades presenciais e que as pessoas possam estar unidas novamente”, finaliza Fábio.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.