Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioDestaqueLeia o Tititi desta semana

Leia o Tititi desta semana

3ª Dose

Não é brincadeira, a variante Delta já assombra o País, tanto que já está definido que os mais idosos começarão a receber a 3ª dose a partir do dia 15 de setembro. É importante continuar mantendo um certo distanciamento, o uso de máscara e álcool gel.

Desfile x protestos

Os desfiles cívicos em favor da Pátria estão suspensos em todo o País em função da pandemia, a exemplo do que aconteceu em 2020. Os órgãos oficiais do governo cancelaram as programações, mas os apoiadores do governo e o próprio presidente e seus pares têm conclamado o povo para ir às ruas para demostrar apoio ao presidente e se posicionar contra o STF e ao Congresso.  Os mais radicais falam em invasão e remoção a força de ministros e deputados. Os órgãos de segurança pública monitoram as movimentações. São muitos os questionamentos sobre se há ou não possibilidade de golpe no Brasil.

Maus agouros

O centrão já anda dando sinais de afastamento de Bolsonaro e tudo indica que a cada dia que passa consideram a vitória de presidente nas urnas em 2022 menos provável. Se isso se confirmar, Bolsonaro perde apoios e fica cada vez mais frágil e vulnerável. Para se manter no poder, precisará pagar cada vez mais caro por ele.

Desgaste 

O pedido de impeachment de Alexandre de Morais, protocolado no Senado por Bolsonaro pode não ter surtido o efeito esperado, mas geraram desgastes que poderiam ter sido evitados. Moraes passou a receber dezenas de visitas de políticos que buscaram se solidarizar. Uma proximidade que não convém muito há um juiz, que certamente está julgando ou terá que julgar boa parte dos simpáticos a sua causa.

Enredados

Para não dizer que nunca, em poucas oportunidades se viu uma equipe ou grupo político brigar tanto, como se tem visto o grupo liderado pelo prefeito Jaime Borsatto. O número de discórdias, bate bocas, disputas e sindicâncias impressiona. Mal assumiu o cargo, colocou cada um em um setor e o prefeito enfrenta a concorrência direta dos próprios companheiros, que em boa parte, não todos claro, ao invés de trabalharem e mostrarem serviço estão mais preocupados em se cacifar como futuros candidatos. Metendo os pés pelas mãos, fazendo tudo o que dá na veneta visando conquistar visibilidade e empatia, têm ignorado certas regras, o que poderá ser fatal, quando se fala em vida pública. Muitas vezes, a prudência é uma grande aliada.

Suspenso

Com 263 inscritos para algumas dezenas de vagas, o processo seletivo do município de Arvorezinha foi suspenso e uma sindicância para apurar suspeitas de fraudes foi aberta. A situação demostra os números do desemprego na cidade, ou talvez nem tanto, já que muitos dos inscritos já tinham pedido até demissão de seus empregos na certeza de já estarem selecionados. Os rumores se espalharam e o fato de algumas pessoas trabalharem até altas horas da noite, inclusive com a possibilidade de pessoas sem nomeação em cargos públicos estarem acompanhando estes trabalhos, fez com que um vereador solicitasse as imagens das câmeras de segurança do prédio da prefeitura. Resultado disso? O prefeito decidiu averiguar a situação e suspendeu o processo.

Voltou atrás

Nesta semana o prefeito Jaime Borsatto foi ao programa de Rádio do Executivo e pediu desculpas aos vereadores pelo que foi dito pelo ex-prefeito Luizinho, em conjunto com Jaime no último programa. As declarações e participação de Luizinho no programa de rádio, pago com dinheiro público, desencadeou a ira de alguns vereadores que resolveram remexer no passado da gestão de Luizinho. A situação não agradou nem sequer os Progressistas, que conta com uma ala que não suporta a ideia de que Luizinho coordene as ações e decisões da Administração, se sobrepondo a autoridade do prefeito e falando em nome do Executivo. Com relação a população não é preciso nem falar. É uma raridade encontrar um cidadão em sã consciência que concorde que a Câmara precisa de um carro. Aliás, os vereadores que são representantes do povo poderiam fazer uma pesquisa para saber qual é a opinião da população, se são favoráveis ou contrários à venda do carro.

Sumiu

Além das confusões que não são poucas, informações extraoficiais indicam que o sistema da Secretaria Municipal de Saúde de Arvorezinha pode ter sido raqueado e todos os dados perdidos. Ainda não há confirmação do fato, porém, acende-se um alerta para a necessidade de investimentos na área da segurança digital, a exemplo do que está fazendo o município de Nova Alvorada.

Só os repórteres

Apesar da precariedade do recapeamento da ERS 332 e de o vice-governador Ranolfo Vieira Junior, juntamente com o secretário de Turismo Ronaldo Santini terem estado na região no último final de semana para discutirem e conhecerem o potencial turístico da região, nenhuma autoridade ousou questionar a situação. Sobrou para os repórteres questionarem, e de forma muito lisa, Ranolfo afirmou que agora iria verificar a situação.

Na pauta de Leite

O governador Eduardo Leite está tentando dar os seus pulinhos para acalmar os ânimos entre os prefeitos que não estão muito satisfeitos com o novo programa de Regionalização do Saneamento, o programa Assistir e a privatização da Corsan, que entrará na pauta da Assembleia nesta semana.

Em 100% das empresas

A reclamação é a mesma, falta de mão de obra qualificada, de gente que tenha vontade de trabalhar, comprometida. Empresas com excelentes produtos enfrentam falta de vendedores para poder ampliar a sua produção. É uma carência de capital humano sem fim.

 Bate boca na saída

Ao final da sessão da Câmara de Vereadores de Camargo, lideranças da oposição e da situação que participavam da sessão andaram batendo boca. O empresário e presidente do Progressistas Enio Dalacort e o vice-prefeito João Carlos Lodi teriam se engalfinhado em uma discussão sobre as colocações de um vereador na tribuna, a respeito de um pedido da vereadora Beti e sobre o não atendimento a pedidos de serviços de horas de máquinas. Lodi teria dito a Dalacort que agora este teria que esperar chegar a sua vez de ser atendido.

Tradicionalismo

O vereador de Fontoura Xavier Bruno Batista Brum é muito ligado às tradições gaúchas e defende a preservação dos usos e costumes. Para que essa cultura permaneça entre os jovens fontourenses ele apresentou um projeto para incluir o conteúdo sobre a tradição gaúcha nas escolas municipais. O vereador defendeu o projeto argumentando que no ambiente tradicionalista, os jovens aprendem sobre respeito e que também preservará a história da formação do povo gaúcho.

Iniciativa louvável

Em momentos que os valores estão tão distorcidos, que já não se respeita os costumes e a convivência em sociedade, resgatar o espírito do tradicionalismo gaúcho é fundamental. Por isso, a iniciativa do vereador Bruno Batista Brum é louvável, as crianças terão a oportunidade de conhecer a história do Rio Grande do Sul, suas lutas e conquistas. Entender como foi forjado o nosso povo. Parabéns ao vereador pela iniciativa e aos seus colegas que aprovaram o projeto por unanimidade.

Parceria

A Administração de Ilópolis vem firmando parcerias para pavimentação de ruas. Essa é uma forma de atender as necessidades com um custo menor, e assim conseguir realizar obras importantes. Todos ganham com a parceria, os moradores que terão uma via com melhores condições e o município que consegue levar infraestrutura para os moradores.

 Vereadores 

Vereadores de Ilópolis viajaram a Brasília em busca de conhecimento e recursos. Eles estão participando de uma formação e visitando parlamentares em busca de emendas para as mais diversas áreas, em especial para Saúde e Agricultura.

Cirio foi selecionado

O locutor, vereador e empresário da área da comunicação, Cirio Cigano, teve sua voz selecionada para gravar um áudio de um vídeo sobre erva-mate que vai apresentar o produto à China. Cirio está muito lisonjeado em a possibilidade de ter sua voz ouvida do outro lado do mundo. Parabéns ao colega pela conquista.

Mão-pé-boca

Diversas crianças da região estão apresentando sintomas da doença que tem atingido crianças menores de cinco anos. Pediatras estão fazendo um alerta para o contágio no vale. Em alguns casos crianças chegam a convulsionar devido a febre alta. A doença é altamente contagiosa e um dos sintomas são manchas vermelha pelas mãos, pés e em torno da boca.

Ti…Ti…Ti…tem mais, mas na semana que vem.

 

 

 

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.