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Perícia aponta aquaplanagem como causa de acidente

Quatro pessoas faleceram em decorrência do acidente registrado no dia 25 de dezembro

O Natal do ano de 2022 foi marcado tragicamente pelo acidente registrado na ERS-332, o qual resultou no óbito do empresário Jonatan Zillmer e sua esposa, a advogada Pauline Isopo Marodin, e do empresário Adriano Batista de Lima, o Molinha, e sua filha Helena, de apenas três meses. A esposa de Molinha, Tainara Lima, foi a única sobrevivente do acidente.

Após o acidente, houve muita especulação sobre o que teria dado causa à tragédia. A filha de Molinha, Giulia Lima, de 21 anos, chegou a divulgar em sua rede social Instagram que a vida de seu pai lhe teria sido tirada em um acidente trágico causado “por uma pessoa inconsequente que ultrapassava a mais de 240km/h”.

No entanto, nesta semana a Delegacia de Polícia Regional de Soledade teve acesso ao laudo pericial confeccionado no dia do acidente, e, de acordo com a delegada Fabiane Vargas Bittencourt, no documento ficou evidenciado que diante da ausência de frenagens na pista, provavelmente o veículo Mustang aquaplanou na pista, o que  teria ocasionado o ingresso deste na pista contrária, colidindo a sua lateral junto à parte frontal do veículo Citroën.

A delegada refere ainda que a ausência de frenagens na pista demonstra que o indivíduo foi surpreendido no momento da colisão, o que assomado à razão da posição dos veículos, da forma como foram encontrados e da chuva que caia no momento do acidente, aponta para a aquaplanagem. “Então, por meio da perícia não ficou detectada qual a velocidade que nenhum dos veículos estava no momento do acidente”, relata.

Ela ainda refere: “A investigação ficou à cargo da Delegacia de Polícia de Soledade, através do delegado Gaspareto, que estava conduzindo os trabalhos, e, por meio do entendimento dele, em razão de que os dois motoristas foram à óbito em vista do fato, então não se tem mais motivação para se apurar qualquer tipo de responsabilidade criminal, tendo em vista que nenhum dos dois poderia responder caso fosse apontado como sendo o autor do fato. Então, esse inquérito está sendo concluído sem o apontamento de responsabilidades, mas, de qualquer forma, é importante que se diga, de antemão, que por meio do laudo pericial, da forma como ele foi consubstanciado, dificilmente poderíamos imputar a responsabilidade do fato ao motorista do Mustang, pois todos sabem que ele invadiu a pista contrária, e muito se falava em responsabilidade do mesmo em razão disso, pelo fato dele ter invadido a pista contrária, dificilmente a gente poderia imputar a responsabilidade à ele diante da conclusão do laudo, que informa que possivelmente houve a aquaplanagem na via no momento do fato”, finaliza.

Vídeo mostra que Mustang não trafegava em excesso de velocidade

O Eco Regional teve acesso às imagens de uma câmera alocada em uma residência distante a cerca 1km100m do local do acidente, o qual registrou o momento em que o veículo Mustang passou em frente à propriedade.

De acordo com a imagem, no momento do acidente estava chovendo e não há possibilidade de o veículo estar em alta velocidade.

Laudo pericial aponta que condições da pista coloca em risco a segurança dos usuários

Ainda, o Eco Regional teve acesso a um trecho do laudo pericial, no qual consta: “conforme constatação em levantamento de local de acidente, presume-se que o fator principal do acidade foi o mau tempo e as condições da pista, sendo que um dos lados da pista está em condições que coloca em risco a segurança dos usuários da rodovia”.

Vitrificação da pista torna trecho ainda mais perigoso

Na edição do Eco Regional, do dia 27 de janeiro de 2023 foi divulgada a matéria “Aliado à péssima qualidade do material e tráfego de grandes veículos, problema se torna frequente na ERS-332”.

Na publicação consta que após relatos de motoristas, verificou-se que trechos da ERS-332 vem sofrendo um processo de vitrificação, conhecido como exsudação, o qual deixa a pista de rolamento com aspecto liso, sendo este constado inclusive no local do acidente registrado no dia 25 de dezembro de 2022.

Na entrevista concedida ao Eco Regional, o bombeiro militar e primeiro tenente Adriano Tomasi, responsável pela corporação de Soledade e que atende a região, relatou que o processo de exsudação é causado por vários fatores. “A pista nova já é perigosa, com o tráfego constante de veículos pesados, aliado ao recapeamento e ao calor excessivo, o risco se multiplica”, afirma o bombeiro.

Ele reforçou que o calor na pista de rolamento tem forte impacto no processo. “Depois de todo esse calor na pista de rolamento, o asfalto sofre deformações, e mesmo que mude a estação do ano, a pista não volta a ter o aspecto que tinha antes de ter esquentado, um aspecto mais áspero, por isso acaba se tornando ainda mais perigoso, deixando a pista sem aderência, o que favorece derrapagens, perda de controle e saídas de pista, e isso temos constatado seguidamente na rodovia”, alertou.

Importa salientar que o processo de vitrificação ocorre devido a um erro na composição do material utilizado, que em função do calor excessivo exsuda.

“Por isso sempre alertamos os condutores que trafeguem com cautela, pois o asfalto liso em dias secos já é perigoso, em dias úmidos e chuvosos o risco é multiplicado. Todo o cuidado é pouco”, disse o bombeiro em entrevista.

Trecho foi abandonado após o período eleitoral

No ano de 2021, o Governo do Estado anunciou que o trecho da ERS-332, entre Arvorezinha e Soledade, seria contemplado pelo programa “Avançar”, através do qual teria sido feita a recuperação da via.

No entanto, o trecho permaneceu tendo problemas devido às más condições de conservação, mesmo com alguns reparos eventuais sendo feitos lentamente.

Ocorre que, após o período eleitoral o trecho foi abandonado, não sendo mais visualizadas máquinas ou serviços de manutenção do trecho, mesmo após os inúmeros acidentes registrados, incluindo o do dia 25 de dezembro de 2022, que impactou fortemente a região.

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