Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioMunicípiosArvorezinhaPreocupação com falta de água motiva reunião

Preocupação com falta de água motiva reunião

Na noite da última quarta-feira, 04 de agosto, associados da comunidade das Linhas Quartas se reuniram para discutir a situação da precariedade do abastecimento de água

A reunião na qual se fizeram presentes no salão da comunidade da Linha Quarta Santo Antônio, diversos moradores das localidades denominadas de Linhas Quartas, foi marcada pela tentativa de encontrar soluções para melhorar o abastecimento de água na região.

Entre as maiores preocupações dos moradores que sofrem com a precariedade do fornecimento de água do sistema comunitário, está o abastecimento do santuário e da escola estadual, que funcionam na localidade e não têm condições de retomar as atividades normais.

A Escola David Felipe Tomé, que já chegou a ficar sem aula alguns dias devido a falta de água, em diversas oportunidades manteve as atividades pela ação dos professores, que levaram água de casa em litros pets.

Um dos moradores fez uma varredura no sistema de abastecimento de água da escola e descobriu que além dos problemas do sistema, a caixa da água estava entupida, devido ao fato de que roupas de um possível assaltante, que teria invadido o salão da comunidade, terem sido escondidas dentro da caixa d’água da escola, impedindo o escoamento correto da água, além da contaminação.

No santuário, a dificuldade é a limpeza. Com romeiros e visitantes chegando todo o final de semana, não há água limpa se quer para beber no local, que recebe muitos fiéis que vão a pé até o santuário.

O bem mais precioso está transbordando na fonte, sem custo nenhum, basta nos unirmos para fazer um bom uso desta água”, disse Luizinho Mistura, proprietário de uma área de terras na região.

Os associados reuniram-se para debater o fato de que o estatuto da associação da água não estaria funcionando.

No encontro esteve presente a presidente da associação, Simone Livinalli, ela entregou o cargo na oportunidade ao presidente eleito Clair Deon, que tem como vice Nelio Livinalli, e secretária Luciane Mistura. Na ocasião também foi entregue uma nota, referente ao conserto de uma bomba de água quitada, e R$100,00 em caixa. A despesa foi paga com o valor arrecadado em uma rifa realizada na comunidade.

Além da escolha da nova diretoria, foi decidido que a entidade criará um novo estatuto, que será redigido e apresentado para toda a comunidade, bem como será elaborado um projeto para colocação do novo encanamento e de hidrômetros para cada usuário.

No próximo sábado, 07, um grupo de moradores da comunidade se reunirá para fazer a manutenção do encanamento que liga a água ao santuário provisoriamente.

A precariedade do abastecimento de água nas comunidades tem gerado conflitos entre os moradores e tem motivado muitos a investirem em poços artesianos próprios, o que aumenta em muito os custos para cada morador. A situação tem ampliado as dificuldades de quem vive na localidade. Muitos já deixaram de investir e de produzir nas propriedades devido à situação incerta do abastecimento de água.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.