Essa matéria é exclusiva para assinantes.

Já sou assinante!

InícioDestaque“Todos os vereadores estão com um forte compromisso voltado para o crescimento...

“Todos os vereadores estão com um forte compromisso voltado para o crescimento do município”

Vereadores estão comprometidos em buscar recursos para o município, mais de R$ 1,3 milhões em emendas foram anunciadas em 2021

A construção da história de um município é uma união de esforços de todos, o Legislativo tem um papel fundamental, para o crescimento e desenvolvimento. Fontoura Xavier completou no dia 09 de julho, 56 anos de emancipação Política Administrativa, o presidente da Câmara de Vereadores Ivan Borges destaca que o crescimento é visível.

“Chegamos aos 56 anos e percebemos que o município vem numa ascendente, num constante crescimento. O crescimento pode ser visto pelo aumento da cidade e o desenvolvimento do campo. Claro que todo o desenvolvimento gera problemas também, então com o aumento da população na cidade, a gente começa a enfrentar outros problemas, como o saneamento básico, questão do lixo, e da infraestrutura do município, e para esses problemas devemos buscar soluções”, relata Borges.

O presidente afirma que nesses seis meses de mandato os vereadores tem contribuído para a busca que melhorias para o município. “A Câmara de Vereadores tem desenvolvido um trabalho da melhor forma possível, da maneira mais republicana possível. Eu como administrador do Legislativo, procuro fazer o meio campo entre os vereadores juntamente com o Executivo para que a gente consiga avançar naqueles pontos fundamentais para o desenvolvimento do município. Se você for ver hoje a Câmara está praticamente com zero projetos para serem votados, temos apenas um projeto que entrou há poucos dias para entrar em pauta. Todos os projetos que vieram foram votados, muitos foram ajustados e foram aprovados”.

E salienta. “Eu vejo que que todos os vereadores estão com um forte compromisso voltado para o crescimento do município, e não estão olhando o lado político. Se você for ver nesses seis meses somente de emendas parlamentares que foram anunciadas através de vereadores, tirando a parte do Executivo, nós passamos de R$ 1,3 milhões. E se observarmos a maioria das emendas foram trazidas pelo de oposição. Isso demonstra que realmente os vereadores não estão olhando o lado político, mas estão brigando por causas justas, tentando trazer o melhor para o município e todos estão em busca de recursos para tentar solucionar os problemas”.

Borges pontua que os vereadores tem votado os projetos importantes para a população, e ressalta que ainda há que avançar na busca de melhorias para a população. “Claro que sabemos que muito tem que ser feito, mas a gente pode dizer que está muito satisfeito nesses seis meses pelo volume de recurso que já foi conseguido e também por importantes projetos que já foram votados.  Por exemplo, na questão dos projetos, podemos salientar a questão de reajuste da tarifa do IPTU, nós teríamos a tarifa indexada ao IGPM, que está em aproximadamente 37%, então aprovamos um projeto que substitui o indexador para o IPCA que tem como índice de reajuste de 4,52%, foi um grande avanço para os contribuintes do município. Além disso aprovamos várias contratações de profissionais da Saúde e Educação, auxílio a entidades, enfim diversos projetos importantes para o município”.

Viagem a Brasília

De acordo com o presidente a busca por recursos continua, ele conta que em breve estará viajando para a capital federal em busca de novos projetos. “Estamos em tratativas para ir a Brasília, montando uma agenda para ir em busca de mais recursos e encaminhar projetos. Eu e a vereadora Carolina Prestes iriamos em busca de recursos também para o projeto de construção das novas Tendas do Pinhão. Este é um projeto que vai envolver bastante recurso e a gente quer ver se através do Ministério da Cultura e do Turismo conseguimos viabilizar a construção de tendas mais modernas para alavancar mais ainda o comércio e que essas tendas sirvam de modelo turístico”.

Relacionamento com o Executivo

Quanto ao relacionamento com o Executivo Borges afirma que é amigável, mas que isso não impede haja contestações e críticas pontuais. “Estamos mantendo o diálogo com o executivo, claro que não concordamos com tudo, mas também não discordamos. Vivemos numa democracia e faz parte da democracia a discordância. Então nosso relacionamento é amigável. Claro que alguns vereadores enfrentam alguma dificuldade em conseguir algumas demandas. Mas estamos tentando sempre o diálogo para resolver as demandas”.

Para o presidente há que se dar um tempo para o Executivo se ajustar, mas a Administração precisa começar a mostrar a sua linha de governo. “Sabemos que num primeiro momento, o início da administração, ela é muito complicada, há a necessidade de um tempo para que as pessoas tomem ciência da situação, tem um período de adaptações, de buscar traçar as metas para casa secretaria. A gente vê alguns pontos positivos, mas sabemos que tem muita coisa para ser feita. Acho que daqui para frente a Administração, tem que começar a alinhar, para que possamos entender qual é a linha de trabalho da Administração, para que possamos acompanhar e avaliar e cobrar aquilo que está faltando”.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.