Um grupo liderado pelos apresentadores do programa italiano La Nostra Léngoa, Roger e Rojani Enderle, esteve no domingo, 05, e na segunda-feira, 06, na cidade de Roca Sales atuando como voluntário em prol das vítimas atingidas pela enchente.
“Eu participo de um programa italiano na rádio comunitária de Camargo, junto ao Roger Trevisan, e nos propomos a fazer algo para ajudar os afetados. Pedimos ajuda de pessoas da comunidade e fomos com camionetes traçadas até Roca Sales no domingo, onde fizemos doações de leite, achocolatado, papel higiênico, produtos de higiene e limpeza, bolachas e alimentos não perecíveis. Também distribuímos sanduíches, mas percebemos que as pessoas não aguentavam mais comer isso, por isso pensamos em fazer uma comida um pouco diferente”, conta Rojani.
Na segunda-feira, o grupo novamente se deslocou até Roca Sales. “Fomos até lá com duas churrasqueiras e assamos linguiça. O pessoal de Marau, os professores e funcionários da nossa escola, um grupo de quatrilho e a comunidade em geral, arrecadaram dinheiro para comprar cerca de duas mil linguiças e dois mil pães. Além disso, o pessoal de Marau levou ração para os pets, pois eles também precisam de alimentos e cuidados”, frisou.
Segundo Enderle, a iniciativa deu muito certo. “As pessoas vinham nos agradecer, contentes por uma comida um pouco mais nutritiva. Foi algo extraordinário. Assamos até às 18h. Foi muito gratificante, de alguma forma, poder ajudar as pessoas nesse momento. A cidade está devastada e sem acesso para caminhão. Estão sem água, sem energia elétrica, sem internet”, conta.
Ele encerra: “É muita adrenalina estar lá. Passamos o dia inteiro de pé, espetando linguiça e assando, mas o cansaço só sentimos depois. Nos fortalecemos diante de tudo o que vimos. Enquanto servíamos, também ouvíamos histórias. Uma pessoa disse que estava indo reconhecer o corpo do irmão, cunhada e sobrinhos. Foram seis pessoas da mesma família que ficaram soterradas. São relatos que nos deixaram no chão”, finalizou.