Foi na Expodireto de deste ano, em Não-Me- Toque, na semana passada, que ficou definida qual a espécie de árvore que será aquela a participar do concurso de Árvores Gigantes do Rio Grande do Sul, lançado naquela ocasião: a erva-mate.
Em sua 2ª edição, o concurso tem por objetivo, “identificar, segundo alguns critérios técnicos, a maior árvore de erva-mate do Rio Grande do Sul”, conforme explica Mara Cíntia Winhelmann, extensionista rural da Emater de Putinga. “O concurso é realizado pela Universidade Federal de Passo Fundo, por meio do Laboratório de Manejo de Vida Silvestre, em parceria com o projeto Charão e outros entes, tendo a Emater como apoiadora”, explica Mara. Essas árvores podem ser matrizes para outras árvores, servir ao turismo rural.
A Emater estará recebendo as inscrições de interessados em participar do concurso. “Quem tem uma árvore com potencial para participar, é só fazer a inscrição que nós iremos avaliar tecnicamente a árvore para depois poder efetuar a inscrição”, destaca a técnica.
“O caráter do concurso é exclusivamente cultural, científico e educacional; não haverá algum tipo de pagamento ou premiação, apenas um troféu simbólico, mais para chamar a atenção para nossas árvores nativas”, acentua a extensionista. Em cada polo ervateiro serão escolhidas 10 árvores nativas; a segunda etapa é a estadual, quando serão escolhidas as 10 maiores do RS.
As inscrições para o concurso iniciaram em 13 de março e vão até 30 de junho. A divulgação do resultado acontecerá no dia 21 de setembro, o Dia da Árvore, conforme Mara esclarece.
A região alta do Vale do Taquari tem muito a se beneficiar e participar do concurso, visto a grande expressão econômica da erva-mate. “A erva-mate faz parte da nossa paisagem, então nada mais justo que a valorizar”, frisa a técnica. Informações e inscrições podem ser feitas presencialmente na Emater ou pelo WhatsApp 51 – 996233741.
A primeira edição do concurso, realizada no ano passado, teve como árvore escolhida, a araucária.