A cura pelas mãos. Essa é provavelmente a melhor maneira de ilustrar o ofício do fisioterapeuta. A profissão, que décadas atrás era encarada apenas como uma forma de massagem, hoje se firmou como principal aliada ao tratamento e a prevenção de doenças e lesões.

A possibilidade de auxiliar o próximo e promover sua recuperação é o principal fator de atração dos interessados em ingressar na área. Foi com esse intuito que a fisioterapeuta Fernanda Bernardon acabou chegando à profissão. Ela atua desde abril de 2017 realizando atendimentos de fisioterapia em geral, com ênfase na área de traumato-ortopedia. “Também conto com diversos cursos como Pilates”, destaca.
De acordo com Fernanda, a fisioterapia é indicada para todas as pessoas. “Ela trabalha não apenas como reabilitação após uma fratura ou cirurgia, mas também como preventiva, pensando na qualidade de vida da pessoa antes mesmo de ela ter alguma queixa”, revela a profissional.
Fernanda, que atende em grande maioria adultos e idosos, fala sobre o diferencial do seu trabalho. “Atendimento individual. Busco agregar outras técnicas como bandagem funcional, agulhamento a seco e terapias manuais no meu atendimento, dependendo da necessidade do paciente, buscando um resultado mais efetivo”, frisa.
Para a profissional, a fisioterapia tem como objetivo oferecer qualidade de vida às pessoas. “Com isso, a fisioterapia trabalha para preservar, manter, desenvolver ou restaurar (reabilitação) a integridade de órgãos, sistemas ou funções. Como um remédio a fisioterapia deve ser prescrita e realizada por profissionais capacitados, pois cada paciente é único. Se você não cuidar da sua saúde, ninguém poderá fazer isso por você”, salienta.

Demanda
A fisioterapeuta, que realiza atendimentos na Unidade Básica de Saúde, Hospital São João de Arvorezinha e também a domicílio, fala sobre a maior demanda de seus pacientes. “Sou bastante procurada por pacientes em pós-operatórios, pacientes com processos inflamatórios como tendinites e contraturas musculares”, pontua.
O consultório de Fernanda está situado na Rua Encantado, 739, próximo ao Fórum de Arvorezinha. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, na parte da tarde, somente com hora marcada. Os telefones para contato são (51) 99712-0399 ou (51) 98050-0694.

Qualificação
Graduada pela Univates de Lajeado, Fernanda está cursando pós-graduação em ortopedia, traumatologia e desportiva pela Inspirar de Porto Alegre.
Conheça um pouco mais das técnicas.

Ortopedia e
Traumatologia
Atende pacientes com fraturas, traumas ou luxações. Neste caso, o tratamento prescrito pelo fisioterapeuta tem o objetivo de aliviar a dor e recuperar os movimentos do paciente.

Fisioterapia
Desportiva
O fisioterapeuta desportivo realiza avaliações funcionais periódicas para verificar o condicionamento físico de atletas. Ele prescreve um tratamento preventivo conforme o tipo de atividade física desempenhada pelo paciente.
Nesta área, o fisioterapeuta pode trabalhar em clubes esportivos, acompanhando atletas individuais ou equipes esportivas em competições. Além do trabalho preventivo, o fisioterapeuta atua no tratamento de lesões ou traumas físicos destes atletas.

 

Vale enfatizar que a bandagem e o agulhamento não podem ser feitos sem conhecimento, pois há maneiras específicas para tratar cada patologia.

 

A bandagem funcional tem como principal função promover o posicionamento funcional de articulações ou de tecidos por meio das fitas adesivas
O agulhamento tem sido a solução encontrada por pessoas que querem aliviar suas dores musculares. A técnica também é indicada para recuperar movimentos
Atividades pensadas no bem-estar e saúde dos pacientes
Fisioterapeuta Fernanda Bernardon

Deixe seu comentário