Metalúrgica Renovar e a produção para uma região que acredita na economia local

0
150

Ênio Signor após aposentar-se resolveu investir no seu próprio negócio

Trabalhar anos e anos e aposentar-se. Este é o pensamento de muitos brasileiros. Não é caso de Ênio Signor, atual proprietário da Metalúrgica Renovar, em Ilópolis. Há, aproxi-madamente, um ano à frente da empresa conta que, por muitos anos, trabalhou na área agrícola, sempre imaginando que após poupar recursos financeiros durante uma vida e estar aposentado iria investir no próprio negócio, e foi o que realmente fez.
No princípio não sabia qual setor seria o assertivo para iniciar suas atividades. A oportuni-dade de empreender surgiu, de acordo com o empresário, por meio da compra de uma empresa já consolidada na comunidade ilopolitana. “A Metalúrgica Renovar existe já há 18 anos no município. A comprei do antigo dono, mantive o nome e a marca e os mesmos funcionários no início, pelo fato de ela ser conhecida na região, então não havia necessidade de fazer alterações.” Atualmente, o empreendimento conta com um funcionário dos antigos mais dois, recentemente contratados, a gerência de Signor e o apoio na parte comercial de sua esposa Flávia.
Como característica na região, o empreendedorismo através do envolvimento dos familiares, geralmente toda a família acredita e cria seu próprio comércio, com certeza é de se crer que é necessário ter uma certa experiência na área. Signor assume a metalúrgica com um grande desafio “Ao contrário do que muitos pensam, eu não tinha experiência, contudo o que me auxiliou foi a manutenção dos funcionários do proprietário anterior. Trabalhei 21 anos pra grandes empresas de fumo, fiquei cinco anos na África e no meu retorno atuei em dois locais muito fortes na comercialização agrícola, localizado em Santa Cruz do Sul. Permaneci oito anos como gestor de compras nesta área e em seguida fui colaborador de um estabelecimento de Caxias do Sul, com filial em Porto Alegre”, ressalta o empresário.
Não foi por querer que tudo começou, mas por acaso. Além disso, o que ocorre é que con-forme o proprietário, a intenção era de colocar algo na área agrícola, porém devido à complicada burocracia e a concorrência intensa com as grandes empresas se transfor-mam em complicadores para quem planeja empreender neste setor. Estes foram fatores predominantes para que Signor apostasse no ramo metalúrgico. “O que me atraiu inclusive é que aqui em Ilópolis não havia concorrência ou não era muito atuante, então isso colaborou para que desse continuidade devido a não haver empecilhos nesse sentido”, confirma. Hoje, praticamente, todos os serviços são concentrados na metalúrgica, espe-cialmente, para moradores de Ilópolis, Putinga e Anta Gorda, tanto do interior como da área urbana, que procuram a prestação de serviço e os produtos oferecidos pela Renovar.

 

Produtos

A produção é baseada em estruturas metálicas afirma Signor. “Atuo fortemente na produção portões de todos os tipos, telhados, calhas, janelas e portas. A vantagem de você contratar uma empresa metalúrgica para fazer um orçamento e produzir estes materiais é que além da negociação ser muito facilitada, os produtos são de uma qualidade bem superior do que os vendidos em grandes lojas de rede, além de tudo ser feito sob medida.” Signor agradece a comunidade pela receptividade e já destaca que neste setor não há crise. “Aqui somos em poucos pra vencermos todo o serviço que temos, mas na medida do possível estamos dando conta do recado e a expectativa é de que em 2019 tenha mais e mais negócios. Agradeço a todos os ilopolitanos e a população da região que acredita no meu trabalho, pois não deixam de investir mais e mais nos empreendimentos locais. O que isso traz de resultado? O crescimento e a pujança de uma região que apesar de pequena representa e muito para os que aqui residem e os que a cada dia chegam para fazer morada.”

Ênio Signor destaca a qualidade superior aos produtos vendidos nas grandes redes

Deixe seu comentário