“Tem que gostar de estudar de modo contínuo, gostar de gente e ter o dom para a profissão”

0
236

A frase é do Dr. Cassius Furtado que atua como médico clínico geral há 16 anos

O dom de salvar vidas e a vontade de cuidar do próximo, despertou em Cassius Furtado, aos cinco anos de idade, quando ia à escola e expressou o desejo de cursar medicina a sua mãe. “Não sei por que optei por essa profissão. Minha mãe sempre conta que certo dia fui ao colégio dizendo que queria ser médico”, conta.
Furtado atua há 16 anos como médico clínico geral, nas cidades de Marau e Camargo. “Continuo sendo médico, apesar do estresse da profissão, porque gosto do que faço. Desvendar um diagnóstico difícil, tratar um paciente grave, destes que com certeza teria falecido se eu não tivesse atendido, e devolvê-lo para a família é uma motivação inexplicável para acordar todo o dia e ir em frente”, conta.
Para ele, ser médico é enfrentar incertezas, angústias e dores das pessoas. “O segredo está em poder se colocar no lugar de cada um. Atender crianças imaginando que são teus filhos e se colocando no lugar dos pais. Atender idosos como se fossem teus pais e se colocando no lugar dos filhos. Costumo dizer que é uma proteção. Chego em casa com a consciência sempre tranquila por ter feito pelo paciente o que gostaria que fizessem por mim ou por um familiar ou amigo meu e agradecido pela vida que eu tenho”, ressalta.
Estabilidade emocional para lidar com diferentes pessoas e reações, está entre os desafios de ser médico. “A medicina é uma ciência fantástica, encantadora. Os desafios estão entre saber dos limites da nossa arte e aceitar o desfecho final de cada um. Manter-se motivado e com educação constante e conciliar isto com a vida de pai, filho, esposo, amigo e tantas outras relações importantes na nossa vida”.
Gostar do que faz é o primeiro passo para o sucesso e assim trabalha diariamente o clínico geral. “Faço medicina com a mesma dedicação e entusiasmo de quando me formei, há 16 anos. Gosto da medicina de diagnóstico. Gosto do que faço e mantenho estudo constante, com a certeza que este é um compromisso meu com os meus pacientes. O bom médico nasce assim. Tem que gostar de estudar de modo contínuo, gostar de gente e ter o dom para a profissão”, afirma.
Cassius atende em um consultório junto ao Hospital Cristo Redentor, em Marau e em alguns turnos no município de Camargo. As consultas devem ser marcadas pelo telefone (54) 9 9943-0391.

Saiba Mais:

Acompanhe a coluna quinzenal “Saúde e Vida”, com Dr. Cassius Furtado,
no espaço Variedades, do Eco Regional.

Cassius atende em Camargo e Marau

Deixe seu comentário