Camargo sediou no dia 09 de março, o I Seminário Regional Desafios e Possibilidades no Agronegócio, Turismo Rural e Agroindústria. O evento foi promovido pela Administração Municipal e Emater, com o apoio da Cepal Cereais Pagnussat.
O encontro que iniciou ainda pela manhã, contou com a participação do deputado federal e pré-candidato ao Governo do Estado, Luis Carlos Heinze, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal, Francisco Sérgio Turra, assessor do deputado Sérgio Turra, Felipe Fontanela, assessor do deputado Ronaldo Santini, Junior Cipriani Lemos, presidente da Emater, Clair Tomé Kuhn, técnicos dos escritórios municipais da Emater do município e região, vereadores e secretários municipais, vice-prefeito de Camargo Dilmovã Portella, prefeita Eliani Mesacasa Trentin, agricultores, estudantes e comunidade em geral.
O secretário de Obras, Geraldo Zanatta, que esteve à frente da organização do seminário, destacou que o tema abordado está muito comentado nos últimos tempos, tendo em vista a importância que possui para a economia do país. “Somos testemunhas dessa verdade que todos os governos mantiveram o equilíbrio em suas contas públicas graças à produção primária e a sua transformação, no que tange o agronegócio”, afirmou.
Além de abordar o agronegócio, o encontro motivou sobre a importância do transformar para gerar riquezas nas propriedades rurais.
O pré-candidato ao Piratini, deputado Luis Carlos Heinze parabenizou os produtores rurais e jovens. “É com muito prazer que estou em Camargo hoje, quero parabenizar principalmente esses jovens que estão participando do seminário. Vi na prefeita Nina e na Emater o interesse de incentivar os jovens a permanecer no meio rural. Parabéns pela iniciativa”, disse.
A prefeita Eliani Mesacasa Trentin destacou que um dos objetivos do governo municipal é fazer com que os jovens tenham um conhecimento maior daquilo que é possível fazer no interior do município. “Camargo tem 62% da arrecadação do setor primário. Queremos que o nosso município cresça com qualidade de vida, pois potencial nós temos”.
O ex-prefeito de Marau, deputado estadual e federal, ex-ministro da Agricultura e presidente da ABPA, Francisco Sérgio Turra, falou sobre as perspectivas no agronegócio. “Dá pra sonhar e construir um mundo aqui em Camargo, com agronegócio, turismo rural entre outras coisas. Esses municípios menores dão uma qualidade de vida melhor do que morar longe daqui, num bairro sem emprego, sem esperança, sem nada. Aqui dá para construir a vida e a felicidade das famílias, das pessoas”, proferiu.
Turra falou sobre o potencial da produção brasileira e apresentou números de exportação de produtos, além da importância do Brasil no cenário internacional.
O presidente da Emater, Clair Tomé Kuhn, falou sobre turismo rural. Segundo ele, agricultura familiar nada mais é do que ter gestão na propriedade. “Muitas vezes o jovem sai de sua propriedade para trabalhar como empregado em alguma empresa, para ganhar pouco mais de um salário. Está perdendo a oportunidade de investir no campo, de produzir e comercializar, de ganhar muito mais”, disse.
Kuhn afirmou que os agricultores precisam agregar valor aos produtos. “Temos os servidores da Emater à disposição de vocês, que podem auxiliar na estrutura de uma agroindústria familiar, num negócio para vocês”.
Por fim, Kuhn comprometeu-se para ainda em março, agendar uma reunião de trabalho com a equipe de Turismo da Emater, em Porto Alegre, a fim de instalar uma comissão e dar o pontapé inicial para a implantação de uma rota turística na região.
No turno da tarde, o extencionista da Emater de Casca, Gilson Canton, falou sobre agroindústrias e a presidente da rota turística Caminho das Águas e Sabores, Jupira Matt encerrou os trabalhos do dia, apresentando a rota.


