Itapuca registra aumento em área plantada para cultivo de soja

0
63
Família Gambatto aposta no plantio de soja há nove anos

Em apenas três anos, crescimento chega a 50%

O município de Itapuca vem em uma crescente quando o assunto é plantio de soja. Nos últimos três anos, a área plantada aumentou em 50%.
Conforme os dados da Secretaria de Agricultura com base no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2016 a área do plantio de soja foi de três mil hectares. Neste ano, a estimativa é de 4.550 mil hectares.
Segundo o secretário da pasta, Filipe Caproski, um dos fatores que influencia nesse aumento é um programa de incentivo que a Administração possui. “Temos programas de incentivo com horas-máquina para abertura de novas lavouras, melhoramos as condições de estradas para circulação de máquinas, implementos e produtos agrícolas”, disse.
Hoje, a soja é a principal atividade no município de Itapuca, que tem a expectativa de torná-la a maior da região. “Os trabalhos de fomento da atividade estão e irão receber atenção especial da Administração”, garantiu o prefeito Marcos Scorsatto.

Secretário da Agricultura, Filipe Caproski fala dos incentivos

Soja como alternativa para aumento da fonte de renda
A família Gambatto, da Linha Nona, apostou no cultivo do grão em 2010. A atividade é a segunda fonte de renda da família, ficando atrás da granja com 370 matrizes de leitão. “Apostamos na soja por ter benefício maior que o milho”, disse Vilsimar Gambatto, que hoje trabalha com 12 hectares de milho, com produção de 200 sacos por hectare.
A família usufrui do programa de incentivo concedido pela Administração e aumenta a área de plantio. “Em 2016 plantávamos 80 hectares, neste ano estamos com 100 hectares”, comenta Vilsimar que conta com a ajuda do irmão Loivo e do pai Leonilton para cuidar da lavoura.
Clima
De acordo com Gambatto, neste ano terá uma quebra de 10% com relação à última safra. “O clima não foi favorável. Muita chuva na hora do plantio e do florescimento, o que acabou prejudicando o sucesso da safra”.

Deixe seu comentário