Vaca concorrente alcançou 76,59 quilos de leite em 24 horas de acompanhamento da ordenha

O produtor Diogo Ferraboli, de Anta Gorda, foi premiado na tarde de terça-feira, 28, no tradicional “Banho de Leite” realizado na Expointer. O produtor foi um dos vencedores do concurso leiteiro promovido pela Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), que ocorreu no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
Diogo está em Esteio desde terça feira, dia 21, com seu pai Paulo e o irmão Diego. A vaca, de cinco anos, de propriedade da família, alcançou 76,59 quilos de leite produzidos durante as 24 horas de acompanhamento das ordenhas da competição. “Estamos na atividade leiteira há 20 anos. Trabalhamos bastante para conseguir esse resultado. Procuramos sempre evoluir na genética dos animais”, afirma Diogo.
Disputaram o título 15 fêmeas. O produtor de Anta Gorda está participando da Expointer com três vacas e duas novilhas que foram levadas para Esteio na quinta-feira, 23. “Ficamos em primeiro lugar com a vaca adulta e em segundo com a vaca jovem. Agora temos ainda o desfile delas na pista”, esclarece Diogo.
O produtor pode ganhar um carro nesta sexta-feira, 31, após avaliação da vaca ao entrar na pista. “Estamos bem colocados para ganhar o carro, basta o animal entrar na pista para ganhar, pois se ela produzisse, por exemplo, 50 litros de leite estaria em último, mas rendeu muito mais então ficou fácil”, cita o produtor.
Conforme Diogo, o trabalho está compensando. “Tudo que foi investido, o esforço no dia a dia está valendo a pena. Ultimamente, todo final do mês não era bom, terminava no vermelho, mas sempre continuamos fazendo o que gostamos e quando tem resultados como esse, gera ânimo para continuar”, conta Diogo, que complementa que está cansado, mas muito feliz.

Secretário destaca a boa genética dos animais
O secretário da Agricultura, Joelmo Balestrin, que acompanhou a família Ferraboli na terça-feira na Expointer, parabenizou o produtor pela conquista. “É o resultado do esforço diário da família, que foi recompensado. É um orgulho para o município”, destaca.
Segundo Balestrin a genética dos bovinos dos produtores de Anta Gorda é muito boa. “Através do resultado da família Ferraboli, temos uma amostra de como a genética no município é melhorada. Os produtores investem bastante para melhorar a produção”, afirma o secretário.
“Os produtores de Anta Gorda já participaram de várias edições da Expointer, sempre ganhando com pontuação boa”, cita Balestrin.
Para esta sexta-feira, dia da premiação, o produtor espera a presença de toda a família Ferraboli, em Esteio. “O produtor pediu que toda a família esteja presente, pois é um trabalho de equipe que deve ser comemorado por todos”, finaliza o secretário.

 

Secretário Joelmo juntamente com a família Ferraboli, o veterinário Luiz Décio Machado Chaves

Deixe seu comentário