Feiras do produtor se popularizam na região

0
132
Executivo e Emater já definiram espaço para reativar a Feira do Produtor de Arvorezinha

A Administração Municipal de Arvorezinha e escritório local da Emater/RS-Ascar se juntaram para reativar a Feira do Produtor. Expectativa é que no segundo semestre desse ano o espaço para exposição de mercadorias do campo já esteja funcionado.

Na semana passada, o Executivo definiu o local da feira. Ela será realizada em um terreno cedido temporariamente pelo empresário Tadeu Pinto, na Rua Daltro Filho (proximidades do Banco do Brasil).
Para os próximos dias está previsto uma reunião com os interessados em comercializar frutas, verduras e produtos de origem animal na feira. “Esse é um compromisso do prefeito Rogerio Fachinetto e um objetivo meu como secretário. Queremos ter uma média de 10 a 15 produtores e agroindústrias”, comenta o responsável pela Agricultura, Ecologia e Meio Ambiente, Angelo Viega.
Conforme o secretário, o diferencial da feira será o fato de dar preferência à produção orgânica. “Pensamos em fazer algo diferente e dar a oportunidade para a comunidade comprar um alimento mais seguro para o consumo”, justifica.
Cleber Schuster, técnico da Emater, relembra que já eram realizadas feiras do produtor nas décadas de 1990 e 2000 em Arvorezinha. “Na época começou com sete produtores e cada um ganhava cerca de um salário em produtos comercializados na feira por dia. Era uma atividade lucrativa”, acredita.
Os organizadores convidam interessados em comercializar na feira. Mais informações podem ser repassadas na Prefeitura ou na sede da Emater.
Para participar, o produtor deverá ser de Arvorezinha, ter produção orgânica e própria. Agroindústrias terão de ser de Arvorezinha e estarem cadastradas no Sistema de Inspeção Municipal (SIM).

Em Nova Alvorada, Feira do Produtor já é sucesso

No município de Nova Alvorada, a Feira do Produtor Rural foi inaugurada no dia 29 de março. Com pouco mais de um mês de existência, o espaço já é sucesso na comunidade.
A comercialização dos produtos do campo ocorre em um espaço entre o ginásio municipal e a Igreja Matriz, mas a comissão organizadora já estuda a possibilidade de adquirir barracas para os produtores terem um espaço próprio. A feira é uma organização da Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Administração Municipal e Câmara de Vereadores.
A feira tornou-se tradição no município. Os cinco produtores rurais expõem produtos todas as sextas-feiras, das 8h às 12h. De acordo com a Emater, o sucesso da feira se deve a dedicação de todos os produtores. “A procedência dos produtos, atendimento familiar, venda direta do produtor ao consumidor e a valorização dos gêneros locais, são os fatores determinantes do sucesso da Feira”.

Feira do Produtor de Doutor Ricardo está consolidada

Há cerca de um ano a Feira do Produtor se consolidou em Doutor Ricardo e é atração para quem passa em frente à Prefeitura nas segundas e sextas-feiras, das 9h às 17h50min.
Segundo o coordenador do departamento da Secretaria da Agricultura, Paulo Cesar Ogliari, a feira foi uma iniciativa da secretaria em parceria com a Emater e teve início com um produtor que mostrou interesse em vender seus produtos. “Depois de um tempo outro produtor que tem uma agroindústria também nos procurou. Hoje temos dois produtores do município expondo e comercializando seus produtos: A Agroindústria Novo Horizonte que oferece conservas e chimias; e o Chico Verduras que oferece legumes, temperos, frutas, e outros”, conta.
Ogliari destaca que o principal objetivo da feira é a comercialização de produtos naturais e também uma forma de valorização e maior renda aos produtores. “Interessados em participar da feira devem passar na Secretaria da Agricultura. Não há custos, a prefeitura dispõe da estrutura para os produtores”, ressalta.

Autoridades e comunidade local participaram da abertura oficial da Feira do Produtor, no dia 29 de março, em Nova Alvorada
Agroindústria Novo Horizonte
Chico Verduras expõe na feira

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome